AGROECOLOGIA: UMA ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PARA OS ASSENTAMENTOS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144521595Palabras clave:
assentamentos rurais, agroecologia, solos, parceriasResumen
Atualmente, observa-se o aumento das discussões, dentro das dimensões acadêmica, econômica, política e social, em relação à agricultura do país e do mundo, dentre as discussões está a questão do desenvolvimento rural sustentável, que existe em documentos, porém está ausente na prática. Um exemplo da ausência do desenvolvimento rural sustentável pode ser encontrado nas famílias de produtores assentadas que, em meio a muitas pressões, acabam se rendendo ao capital, deixando de produzir e desenvolver em seus lotes. Diante disso, este trabalho buscou analisar as características dos assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema, identificando seus potenciais e impasses a fim de apresentar as práticas agroecológicas como alternativa para o desenvolvimento rural sustentável dos assentamentos, destacando alguns esboços para um projeto a fim de proporcionar embasamento para que o processo de integração econômica e social dos assentados seja efetivado de forma autônoma pelos mesmos. Para a realização desse trabalho foi utilizado levantamentos bibliográficos e dados obtidos junto ao IBGE e DATALUTA.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Nivea Massaretto Verges
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.