PENSANDO A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA NA GEOGRAFIA: APONTAMENTOS PARA A GEOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144516797Palabras clave:
Meio ambiente e Geografia, Paradigma da Geografia Socioambiental, Visão holísticaResumen
A Geografia nasceu enquanto ciência no século XIX e, desde então, teve na relação entre a sociedade e a natureza o delineamento do seu objeto de estudo. As diferentes visões acerca desse objeto se expressaram através de correntes de pensamento distintas, partindo do determinismo até chegar ao momento atual, em que se verifica uma interação ou uma visão holística, expressa pela um nível maior de complexidade nas relações. Esta nova concepção, mais integradora, nasce diante da necessidade de se pensar formas mais racionais de uso da natureza, em virtude de sua degradação e, ao mesmo tempo, em decorrência dos problemas sociais relacionadosa mesma.Através do levantamento bibliográfico acerca da epistemologia da Geografia, pretende-se discutir a gênese da corrente ecológica nesta ciência, assim como, a relevância do paradigma Socioambiental, escopo atual desta linhagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Luiz Gustavo Bizerra de Lima Morais, Josandra Araujo Barreto de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.