OS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA NA CIDADE DE ILHÉUS: O CIRCUITO INFERIOR DA PESCA

Autores/as

  • Greiziene Greizi Araujo Queiroz Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134116622

Palabras clave:

Pesca, circuito inferior, circuito superior marginal, território

Resumen

O presente trabalho é resultado de pesquisa que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp. Nossa pesquisa baseia-se no estudo dos circuitos espaciais produtivos (MORAES, 1989; SANTOS & SILVEIRA, 2001; SANTOS, 2004). Essa abordagem de método constitui um tipo de estudo imprescindível para que se entenda a dinâmica produtiva dos países periféricos num contexto de globalização. A partir da compreensão do funcionamento dos circuitos, pode-se melhor entender as crises que tanto perturbam o território hoje. Neste artigo procuramos fazer uma abordagem preliminar sobre os agentes envolvidos no circuito espacial produtivo da pesca em Ilhéus (BA), enfatizando o circuito inferior, mas procurando estabelecer as relações entretecidas entre este circuito e o circuito superior marginal da pesca, pois agentes com diferentes recursos tecnológicos e de capital imprimem lógicas distintas ao uso do território nos lugares. Consideramos a teoria dos circuitos espaciais produtivos, adequada para uma compreensão geográfica das dinâmicas socioespaciais de Ilhéus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Greiziene Greizi Araujo Queiroz, Unicamp

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC e mestranda pela Universidade Estaual de Campinas- Unicamp.

Publicado

2012-03-15

Cómo citar

QUEIROZ, G. G. A. OS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA NA CIDADE DE ILHÉUS: O CIRCUITO INFERIOR DA PESCA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, p. 223–230, 2012. DOI: 10.14393/RCG134116622. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16622. Acesso em: 29 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos