MONITORAMENTO DA AÇÃO DO FORMALDEÍDO SOBRE Cladia aggregata (LÍQUEN), EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915999Palabras clave:
biomonitoramento, C. agreggata, formaldeído, ácido barbáticoResumen
Os liquens possuem sensibilidade à poluição, mediante a capacidade de captar particulados, poeiras, metais e outros compostos contidos na umidade atmosférica. O formaldeído atua como conservante histológico, esterilizante e, em conjunto com a resina uréia-formaldeído, causam problemas ambientais e de saúde, sobretudo por estarem na composição de móveis e produtos de limpeza utilizados em ambientes fechados. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de vapores do formaldeído sobre talos de Cladia aggregata, em condições de laboratório, simulando contaminação indoor. A espécie foi coletada em Bonito (PE, Brasil), área considerada livre de fontes poluidoras. Amostras do talo liquênico foram monitoradas por 15 dias através de cromatografias em camada delgada (CCD) e líquida de alta eficiência (CLAE), revelando alterações na produção do ácido barbático (BAR), seu composto principal e, substâncias intermediárias de sua biossíntese. C. aggregata respondeu fisiológica e quimicamente à ação do formaldeído, composto agressivo às suas células, demonstrando ser esta espécie apta a estudos de biomonitoramento da qualidade do ar em sistemas fechados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Milena Batista Cruz, Eugênia Cristina Gonçalves Pereira, Nicácio Henrique da Silva, Fernando Oliveira Mota-Filho, Mônica Cristina Barroso Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.