PARQUE MUNICIPAL VICTÓRIO SIQUIEROLLI: UM NOVO OLHAR SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103115946Palabras clave:
Educação Ambiental, Centro de Educação Ambiental, ConservaçãoResumen
O objetivo desta pesquisa, que foi conduzida dentro dos domínios da pesquisa qualitativa, na modalidade Pesquisa Diagnóstico-Avaliativa foi conhecer a realidade e as perspectivas do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Municipal Victório Siquierolli da cidade de Uberlândia e analisar suas potencialidades para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental (EA). A coleta de dados foi viabilizada a partir de análise documental, questionários, entrevistas e observações diretas. Os dados analisados conforme o referencial teórico construído mostraram que o NEA do Siquierolli, embora enfrente alguns problemas principalmente de ordem financeira e de insuficiência de recursos humanos, está muito bem estruturado, consolidando-se como referencial para a EA na cidade. Analisado conforme as dimensões: Espaço Físico, Equipamentos, Entorno e Sede; Equipe Pedagógica e Plano Político Pedagógico, concluiu-se que seu ponto forte é a Equipe Pedagógica, bastante qualificada e identificada com o que faz. A salientar também a competência administrativa. O sucesso do núcleo tem garantido a Unidade de Conservação, onde o mesmo se instala, grande respeitabilidade da população em geral, e em especial da população do entorno.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Fredston Coimbra Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.