ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESPECTRAL DA COBERTURA VEGETAL DE UMA ÁREA DE CAATINGA, APÓS SUCESSIVAS ESTIAGENS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915917Palabras clave:
Sensoriamento remoto, Semi-árido brasileiro, classes de cobertura vegetal.Resumen
Este trabalho objetivou realizar uma análise do comportamento espectral das classes de cobertura vegetal do município de São João do Cariri - PB, no período de 1987 a 1996. Para tanto, utilizaram-se geoprocessamento e técnicas de sensoriamento remoto, como forma de entender a dinâmica da evolução frente à sucessão de estiagens ocorridas durante a década de 1990 e ante o aumento da demanda por produtos florestais, em decorrência do agravamento das condições de vida da população residente. As imagens analisadas foram obtidas pelo sensor TM/Landsat, órbita 215, ponto 65 e tomou-se como parâmetro o período chuvoso ou imediatamente após, objetivando, com isto, uma melhor resposta espectral do índice foliar, devido à exuberância da cobertura vegetal nesta época. Os resultados demonstraram que, no período analisado, verificou-se uma drástica redução das áreas cobertas por vegetação densa e semidensa, enquanto que as áreas de Caatinga rala e solos expostos cresceram, na mesma proporção. Também foi possível constatar que as áreas mais antropizadas, sobretudo as adjacentes aos rios, foram as mais afetadas, o que evidencia o aspecto social como condicionante da degradação da Caatinga.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Ronildo Alcântara Pereira, Josandra Araújo Barreto de Melo, Madson Tavares Silva, Nadjacléa Vilar Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.