TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: APLICAÇÃO DO SIMCITY COMO FERRAMENTA PARA ESTUDO E PLANEJAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM UMA CIDADE

Autores/as

  • José Hermano Almeida Pina UFU
  • Pedro Carignato Basílio Leal UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG102915812

Palabras clave:

ensino, planejamento urbano, tecnologias computacionais, Simcity, cidades

Resumen

É bastante visível a grande inserção das tecnologias computacionais em diversos setores da sociedade contemporânea, porém, ainda são muitas as parcelas da sociedade que não têm acesso aos reais benefícios de tais tecnologias. No caso específico da Geografia, destaca-se o ambiente urbano fortemente materializado nas cidades, sendo estas o principal lócus do homem contemporâneo. Nesse contexto, observam-se atualmente, principalmente no Brasil, diversos exemplos que vão desde planejamentos urbanos bem sucedidos até cidades que enfrentam diariamente sérias dificuldades em função da falta de planejamento. Sendo assim, esse trabalho busca, através do uso do software Simcity, identificar ferramentas metodológicas de ensino inserido no contexto da geografia urbana, destacando assim a grande necessidade de considerar o estudo e planejamento do uso e ocupação do solo em uma cidade. Com relação à funcionalidade propriamente dita, espera-se contribuir para uma sensibilização urbana já no ensino básico, através do contato com as várias problemáticas de uma cidade, exigindo, portanto, a idéia de planejamento como contribuição para a qualidade de vida nas cidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Hermano Almeida Pina, UFU

Graduando em Geografia pela UFU.

Pedro Carignato Basílio Leal, UFU

Graduando em Geografia pela UFU.

Publicado

2009-03-15

Cómo citar

PINA, J. H. A.; LEAL, P. C. B. TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: APLICAÇÃO DO SIMCITY COMO FERRAMENTA PARA ESTUDO E PLANEJAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM UMA CIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 29, p. 105–116, 2009. DOI: 10.14393/RCG102915812. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15812. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos