TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS E ENSINO DE GEOGRAFIA: APLICAÇÃO DO SIMCITY COMO FERRAMENTA PARA ESTUDO E PLANEJAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO EM UMA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915812Palabras clave:
ensino, planejamento urbano, tecnologias computacionais, Simcity, cidadesResumen
É bastante visível a grande inserção das tecnologias computacionais em diversos setores da sociedade contemporânea, porém, ainda são muitas as parcelas da sociedade que não têm acesso aos reais benefícios de tais tecnologias. No caso específico da Geografia, destaca-se o ambiente urbano fortemente materializado nas cidades, sendo estas o principal lócus do homem contemporâneo. Nesse contexto, observam-se atualmente, principalmente no Brasil, diversos exemplos que vão desde planejamentos urbanos bem sucedidos até cidades que enfrentam diariamente sérias dificuldades em função da falta de planejamento. Sendo assim, esse trabalho busca, através do uso do software Simcity, identificar ferramentas metodológicas de ensino inserido no contexto da geografia urbana, destacando assim a grande necessidade de considerar o estudo e planejamento do uso e ocupação do solo em uma cidade. Com relação à funcionalidade propriamente dita, espera-se contribuir para uma sensibilização urbana já no ensino básico, através do contato com as várias problemáticas de uma cidade, exigindo, portanto, a idéia de planejamento como contribuição para a qualidade de vida nas cidades.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 José Hermano Almeida Pina, Pedro Carignato Basílio Leal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.