CAPITAL TRANSNACIONAL, COMPANY TOWN E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores/as

  • Soeli Regina da Silva Lima Mestre em Geografia pela UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92515647

Palabras clave:

company town, espaço urbano, capital transnacional

Resumen

Procuramos demonstrar neste artigo a produção do espaço urbano vinculado às dinâmicas econômicas, mais especificamente das transnacionais, através da implantação de company town (cidade-empresa), uma prática empresarial do início do século XX, como estratégia de gestão e produção para dar suporte às atividades industriais. Para tanto, analisamos o município de Três Barras (SC), através da company town da serraria americana Southern Brazil Lumber Colonization. A fase de implantação desta corporação coincidiu com a delimitação dos primeiros traçados urbanos. Este fato conduziu a uma reflexão de que a cidade teve um crescimento vinculado à ação do capital transnacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soeli Regina da Silva Lima, Mestre em Geografia pela UFPR

Mestre em Geografia pela UFPR, especialização em História do Brasil pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória

Publicado

2008-03-17

Cómo citar

LIMA, S. R. da S. CAPITAL TRANSNACIONAL, COMPANY TOWN E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 25, p. 158–164, 2008. DOI: 10.14393/RCG92515647. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15647. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos