ANÁLISE EMPÍRICA DA FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA DO RIO CUBATÃOZINHO, ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82215521Palabras clave:
fragilidade potencial, fragilidade emergente, rio CubatãozinhoResumen
Realizou-se análise empírica da fragilidade ambiental na bacia do rio Cubatãozinho, situada no município de Guaratuba, estado do Paraná, realizando o mapeamento e obtendo as cartas de fragilidade ambiental Potencial e Emergente. O trabalho fundamenta-se no método das unidades ecodinâmicas proposto por TRICART (1977) e na análise empírica da fragilidade ambiental apresentado por ROSS (1990 e 1994). Para obtenção do mapeamento da Fragilidade Potencial foi realizada a correlação entre as informações de declividade das vertentes, erosividade das chuvas e dos solos, parâmetros estes que representam de modo sintético a configuração físico-natural da paisagem, enquanto que para o mapeamento da Fragilidade Emergente foram superpostas as informações resultantes na carta de Fragilidade Potencial com as informações de uso e cobertura do solo. Tais informações foram hierarquizadas em cinco classes fragilidade: muito baixa, baixa, intemediária, alta e muito alta, sendo atribuído valores (pesos) que respectivamente vão de 1 Ã 5. A correlação entre as informações espaciais foi realizada com o uso de processamento computacional, aplicando combinações numéricas e operadores de soma ponderada em matrizes, com uso das técnicas de Sistemas de Informações Geográficas - SIG.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Claudinei Taborda da Silveira, Chisato Oka-Fiori
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.