GRANDES PROJETOS E TRANSFORMAÇÃO NO SENTIDO DE LUGAR

Autores/as

  • Vicente de Paulo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82115513

Palabras clave:

Lugar, Identidade, Grandes Projetos

Resumen

Este artigo é resultado de um investimento, ao longo dos últimos anos, em que realizamos trabalhos, nas áreas de ensino e pesquisa, que fossem capazes de nos ajudar numa melhor compreensão da realidade. A construção da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, no Estado de Minas Gerais, foi o marco inicial de nossas preocupações. Assistimos à destruição de uma cidade, submersa pela formação do reservatório da usina e, conseqüentemente, a construção de uma nova cidade. Era nossa preocupação pensar como a execução de um grande projeto poderia alterar significativamente, e para sempre, o sentido de lugar. O resultado de nossa pesquisa apenas vem referendar o que já era nosso entendimento: o lugar é uma construção simbólica, fonte de legitimidade, de identidade, razão da própria vida de um povo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vicente de Paulo da Silva

Professor adjunto do Instituto de Geografia da UFU desde 2005; professor da área de Ensino de Geografia e membro do Laboratório de Ensino de Geografia LEGEO

Publicado

2007-06-05

Cómo citar

SILVA, V. de P. da. GRANDES PROJETOS E TRANSFORMAÇÃO NO SENTIDO DE LUGAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 21, p. 18–28, 2007. DOI: 10.14393/RCG82115513. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15513. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos