ECÓTOPOS ENCONTRADOS EM PERFIS TOPOGRÁFICOS TRAÇADOS NAS ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO DAS BARRAGENS DAS UHEs DE CAPIM BRANCO I E II, NA BACIA DO RIO ARAGUARI, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615457Palabras clave:
Ecótopos, Usina Hidrelétrica, Perfil TopográficoResumen
As barragens das Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II estão sendo construídas no rio Araguari em áreas dos Municípios de Uberlândia e Araguari-MG. Nas áreas do Município de Uberlândia, a paisagem é formada por ecótopos diferenciados, que podem favorecer a proliferação de mosquitos de importância sanitária. Este trabalho objetiva apresentar os ecótopos encontrados em Perfis Topográficos das áreas de implantação das barragens das UHEs Capim Branco I e II, na bacia do rio Araguari, no Município de Uberlândia, MG. Os perfis topográficos foram medidos a partir da margem esquerda do rio Araguari em direção ao topo da vertente, demarcados por uma linha central passando pelos locais onde se instalava a armadilha de Shannon, com uma faixa de 50m para cada lado. Nesta faixa foram identificados ecótopos como afloramentos rochosos, vegetação arbórea, bromélias, pastagens, mata ciliar, vegetação arbustiva e herbácea. Estes ecótopos podem oferecem condições propícias para a proliferação dos vetores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Jaqueline Aida Ferrete, Jureth Couto Lemos, Samuel do Carmo Lima, Glaucimar Soares da Silva Vieira, Baltazar Casagrande, Kênia Rezende
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.