O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: UMA DISCUSSÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615402Palabras clave:
Cartografia, Geografia, EnsinoResumen
Lidar com mapas é importante para o geógrafo seja durante seu aprendizado, como aluno do curso de graduação de Licenciatura em Geografia, seja para transmitir os conhecimentos dos assuntos de Cartografia, dentro da matéria Geografia, como professor do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). É importante também na pesquisa, pois ao se estudar Geografia, o uso de mapas e todo o conhecimento cartográfico estão presentes em apoio à pesquisa. No entanto, têm-se observado, no meio da comunidade dos geógrafos, dificuldades de se trabalhar com assuntos ligados à Cartografia, tanto no ensino como na pesquisa. Partindo desta preocupação, este artigo apresenta uma discussão sobre o ensino das disciplinas de Cartografia ministradas nos cursos de Licenciatura em Geografia em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais (MG) e Goiás (GO), bem como em outras IES espalhadas pelo Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Antonio Carlos Freire Sampaio, Adriany de Ávila Melo Sampaio, Paulo Márcio Leal de Menezes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.