O PLANO DIRETOR E O SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51315359Palabras clave:
Planejamento Urbano, Plano Diretor, Sistema Integrado de Transportes - SITResumen
O presente trabalho teve como objetivo compreender o Plano Diretor de Uberlândia elaborado no começo da década de 1990, abordando com maior ênfase o SIT, por ser uma das poucas propostas do Plano Diretor implementada. Para a realização da pesquisa foi necessário uma vasta leitura acerca das teorias sobre o planejamento urbano nacional e municipal, tivemos acesso aos planos que antecederam ao Plano Diretor elaborado em 1991 e aprovado em 1994. Optamos por estudar mais detalhadamente a seção III, do capítulo III, da segunda parte do Plano Diretor, que trata do transporte coletivo em Uberlândia, por ser um projeto que estava previsto no Plano Diretor em 1994 e que foi implantado em julho de 1997, sob a forma de SIT. Foi possível concluir que o Plano Diretor de Uberlândia ao longo desses nove anos de aprovação permaneceu como um documento estático sem as devidas reformulações que norteariam a reestruturação urbana, que o SIT vem sendo aprovado pela população de Uberlândia, principalmente devido a adoção da tarifa única, mas não conseguiu adentrar muito no propósito inicial que era resolver o problema do grande número de veículos na área central de Uberlândia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2004 Maria José Rodrigues, Beatriz Ribeiro Soares
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.