APORTES TEÓRICO-FILOSÓFICOS DE TRABALHOS SOBRE RIOS BRASILEIROS NA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA HUMANISTA CULTURAL
Keywords:
Pesquisa, Rios, Percepção, FenomenologiaAbstract
O objetivo desse artigo é analisar os aportes teórico-filosóficos que orientaram as abordagens de trabalhos resultantes de pesquisas teóricas e empíricas sobre rios ou que tenham rios brasileiros envolvidos, desenvolvidos na perspectiva humanista cultural. Os procedimentos metodológicos constaram de levantamento dos trabalhos a serem estudados, seguido de leitura apurada de cada um para constatar sua orientação na abordagem da Geografia Humanista Cultural. Na sequência foram realizadas a seleção, leituras e a caracterização desses trabalhos, como também a elaboração do mapa de localização dos rios pesquisados e, por fim, a interpretação e análise dos aportes teórico-filosóficos desses trabalhos. Como resultado, os trabalhos selecionados foram dissertações e teses desenvolvidas no período de 1990 a 2012, em programas de pós-graduação de universidades brasileiras, tendo como rios brasileiros pesquisados: Nhundiaquara (PR), Amazonas (AM), Araguaia (GO, MT, TO e PA), Jacaré-Pepira (SP), São Francisco (MG, AL e SE), Capibaribe (PE), Rio das Contas (BA) e Rio de Ondas (BA); e os aportes teórico-filosóficos desses trabalhos foram, principalmente, a percepção e a fenomenologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.