ZONEAMENTO PEDOCLIMÁTICO DA CULTURA DO COCO PARA ÁREAS ANTROPIZADAS DA REGIÃO DO VALE DO JURUÁ, ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196504Keywords:
Aptidão Agrícola, solos do Acre, Amazônia Ocidental.Abstract
O zoneamento pedoclimático constitui-se no reconhecimento e mapeamento de áreas de terras aptas, inaptas ou com alta potencialidade para a implantação de uma dada cultura, levando-se em consideração critérios edáficos, climáticos, agronômicos e de riscos da atividade. O presente trabalho teve por objetivo realizar o zoneamento pedoclimático para a cultura do coco nas áreas desmatadas do Vale do Juruá, inclusas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.Para estruturação da base de dados de Pedologia foram utilizados 291 perfis. Os pontos dos perfis foram integrados com o mapa de solos do ZEE na escala de 1:250.000 de forma a ter variabilidade superficial e subsuperficial de perfis em cada unidade de mapeamento. Para a estruturação da base de dados climática foram utilizados modelos globais que permitiram uma resolução espacial de 1 km2. A partir dos critérios adotados na metodologia verificou-se que as áreas alteradas da regional do Vale do Juruá apresentaram-se amplamente recomendáveis ao cultivo do coqueiro nos níveis de manejo B (média tecnologia) e C (alta tecnologia). A regional do Vale do Juruá apresenta características satisfatórias e recomendáveis para o cultivo intensivo da cultura do coqueiro, tanto climáticas quanto pedológicas, na escala de trabalho de 1:250.000.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.