CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS DOS CAMPONESES DOS ASSENTAMENTOS DA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG176010Keywords:
Fronteira Brasil-Bolívia, Assentamentos Rurais, Corumbá e Ladário (MS), Programas Institucionais de Alimentos.Abstract
Nas últimas décadas o sistema agroalimentar está em plena expansão, com as grandes empresas transnacionais dominando o mercado. A agricultura camponesa vem sobrevivendo de maneira criativa, contando desde 2005 a 2015, com algumas políticas de apoio do governo federal. Esse estudo tem por objetivo compreender quais foram/são os canais de comercialização de alimentos dos camponeses dos assentamentos, na fronteira Brasil-Bolívia, apresentando os produtos/alimentos que foram/são comercializados por eles. Adotou-se como procedimento metodológico o estudo de caso dos assentamentos Taquaral (município de Corumbá - MS) e 72 (município de Ladário - MS). Foi elaborado um questionário estruturado e respondido por 24 camponeses nos dois assentamentos estudados. No trabalho de campo foram realizadas conversas informais, mediadas pela pesquisa participante e a técnica da observação da paisagem. Concluiu-se que os canais de comercialização existentes em Corumbá-MS e Ladário-MS fortalecem a manutenção da agricultura camponesa, ao mesmo tempo em que garantem a oferta de produtos para a população local.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.