O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS

Authors

  • João Vitor Gobis Verges Colégio Objetivo de Jarinu Colégio Objetivo de Valinhos Secretaria Municipal de Educação de Itatiba-SP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144520996

Keywords:

EJA, Ensino de Geografia, Migrações, Autonomia

Abstract

Com este artigo busca-se entrelaçar o prisma do ensino de Geografia com as demandas efetivas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), expondo as necessidades de solidificação desta modalidade pedagógica mediante os quadros relativos à educação no Brasil. Para isso, faz-se consideração sobre os referenciais históricos da EJA, uma análise concernente aos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 sobre a educação e, por fim, apresenta-se uma prosposta didática para a temática das migrações no território nacional trabalhada junto à 7ª série da EMEB "Inês Prado Zamboni" em Itatiba-SP. O intuito geral dessa abordagem está centrado em uma educação para a autonomia e o posicionamento crítico em relação às estruturações históricas e geográficas do território brasileiro, compondo uma contribuição reflexiva e prática para as demarcações e delineações da Educação de Jovens e Adultos em nosso país. Em termos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a análise de seqüências didáticas, a análise de dados estatísticos e a descrição de trabalho prático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João Vitor Gobis Verges, Colégio Objetivo de Jarinu Colégio Objetivo de Valinhos Secretaria Municipal de Educação de Itatiba-SP

Licenciado em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente. Atualmente é discente de mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão. Atua como docente no ensino básico e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Jarinu-SP, Valinhos-SP e Itatiba-SP.

Published

2013-03-27

How to Cite

VERGES, J. V. G. O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA A PARTIR DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS BRASILEIROS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 45, p. 152–160, 2013. DOI: 10.14393/RCG144520996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20996. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos