O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016414Keywords:
Planejamento, desenvolvimento, infraestrutura, transporte rodoviário.Abstract
O planejamento da infraestrutura econômica tornou-se uma ferramenta importante na implementação das políticas de desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil. O objetivo deste trabalho é identificar o modelo de planejamento e de desenvolvimento da rede logística de transporte rodoviário no Brasil, considerando o discurso desenvolvimentista de integração nacional das atividades econômicas, comerciais e territoriais brasileiras. O Estado brasileiro implantou uma política de planejamento e de investimento em infraestrutura de transportes nas áreas estratégicas do território nacional, que propiciariam a atração e a reprodução de capital por meio das atividades industriais, agropecuárias, agroindustriais e comerciais. No processo de modernização econômica, a indústria automobilística foi o símbolo da expansão do capital internacional no Brasil, influenciando a política de transporte brasileira que centralizou os investimentos no modal rodoviário em detrimento aos outros modais de transportes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2011 Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Simone Narciso Lessa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.