COMÉRCIO SOLIDÁRIO E A COMERCIALIZAÇÃO DA SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS1

Authors

  • Geisa Daise Gumiero Universidade Fdederal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103116101

Keywords:

Comércio Solidário, Economia Solidária, Comercialização, Minas Gerais.

Abstract

O comércio constitui-se em um dos agentes que contribui para acentuar as diferenças sociais e econômicas entre países, causando desigualdade, injustiças e aumentando o número de excluídos. Nesse contexto, pelo descontentamento de alguns perante as injustiças causadas pelo mercado internacional de comércio, surge o comércio solidário. O comércio solidário ou comércio justo surgiu na Europa no século XX como uma possível tentativa de inserir o pequeno produtor no mercado e também de reduzir o número de atravessadores, garantindo melhores resultados financeiros a esses produtores, uma vez que o preço pago aos produtos solidários é maior que os dos outros produtos. Nesse sentido, destacam-se como principais produtos comercializados pelo comércio justo os produtos agrícolas e o artesanato, que em alguns casos são até exportados. Portanto, acredita-se que inserir o produtor no mercado através da comercialização de seus produtos constitui-se em uma forma muito mais eficaz de promover o desenvolvimento social e econômico, do que investir em políticas assistencialistas, que nada contribuem para o desenvolvimento do país. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar a realidade do comércio solidário no país, especialmente no estado de Minas Gerais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geisa Daise Gumiero, Universidade Fdederal de Uberlândia

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 1990. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro em 1997; Doutora em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro em 2005; Orienta estudantes nas áreas de Geografia do Comércio e dos Serviços, Geografia Urbana e Geografia da População.

Published

2009-09-30

How to Cite

GUMIERO, G. D. COMÉRCIO SOLIDÁRIO E A COMERCIALIZAÇÃO DA SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS1. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 21–33, 2009. DOI: 10.14393/RCG103116101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16101. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos