ECÓTOPOS ENCONTRADOS EM PERFIS TOPOGRÁFICOS TRAÇADOS NAS ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO DAS BARRAGENS DAS UHEs DE CAPIM BRANCO I E II, NA BACIA DO RIO ARAGUARI, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615457Keywords:
Ecótopos, Usina Hidrelétrica, Perfil TopográficoAbstract
As barragens das Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II estão sendo construídas no rio Araguari em áreas dos Municípios de Uberlândia e Araguari-MG. Nas áreas do Município de Uberlândia, a paisagem é formada por ecótopos diferenciados, que podem favorecer a proliferação de mosquitos de importância sanitária. Este trabalho objetiva apresentar os ecótopos encontrados em Perfis Topográficos das áreas de implantação das barragens das UHEs Capim Branco I e II, na bacia do rio Araguari, no Município de Uberlândia, MG. Os perfis topográficos foram medidos a partir da margem esquerda do rio Araguari em direção ao topo da vertente, demarcados por uma linha central passando pelos locais onde se instalava a armadilha de Shannon, com uma faixa de 50m para cada lado. Nesta faixa foram identificados ecótopos como afloramentos rochosos, vegetação arbórea, bromélias, pastagens, mata ciliar, vegetação arbustiva e herbácea. Estes ecótopos podem oferecem condições propícias para a proliferação dos vetores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2005 Jaqueline Aida Ferrete, Jureth Couto Lemos, Samuel do Carmo Lima, Glaucimar Soares da Silva Vieira, Baltazar Casagrande, Kênia Rezende
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.