O PLANO DIRETOR E O SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES DE UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51315359Keywords:
Planejamento Urbano, Plano Diretor, Sistema Integrado de Transportes - SITAbstract
O presente trabalho teve como objetivo compreender o Plano Diretor de Uberlândia elaborado no começo da década de 1990, abordando com maior ênfase o SIT, por ser uma das poucas propostas do Plano Diretor implementada. Para a realização da pesquisa foi necessário uma vasta leitura acerca das teorias sobre o planejamento urbano nacional e municipal, tivemos acesso aos planos que antecederam ao Plano Diretor elaborado em 1991 e aprovado em 1994. Optamos por estudar mais detalhadamente a seção III, do capítulo III, da segunda parte do Plano Diretor, que trata do transporte coletivo em Uberlândia, por ser um projeto que estava previsto no Plano Diretor em 1994 e que foi implantado em julho de 1997, sob a forma de SIT. Foi possível concluir que o Plano Diretor de Uberlândia ao longo desses nove anos de aprovação permaneceu como um documento estático sem as devidas reformulações que norteariam a reestruturação urbana, que o SIT vem sendo aprovado pela população de Uberlândia, principalmente devido a adoção da tarifa única, mas não conseguiu adentrar muito no propósito inicial que era resolver o problema do grande número de veículos na área central de Uberlândia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2004 Maria José Rodrigues, Beatriz Ribeiro Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.