Brazilian Geographical Journal https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal <p>Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium - BGJ</p> <p>A BGJ é uma revista vinculada ao Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - PPGEP, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Campus Pontal - Ituiutaba-MG.</p> pt-BR <p style="text-align: justify;"><span style="font-size: 9pt; font-family: Arial; mso-ansi-language: EN-US;" lang="EN-US">All copyrights are reserved to authors. Reproductions of any part of this journal, including the non-commercial use of figures, maps and other illustrations, are allowed provided that the original source of publication be assigned.</span></p> jussara.rosendo@ufu.br (Jussara dos Santos Rosendo) vitorkoiti@gmail.com (Vitor Miyazaki) Wed, 06 Mar 2024 22:25:41 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A COVID-19 E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES FAMÍLIA-ESCOLA EM ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS) DE MARINGÁ E SARANDI https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/72445 <p>Este artigo aborda os impactos da Covid-19 sobre a relação família-escola em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de Maringá e Sarandi, enfatizando como ela exacerbou desigualdades socioespaciais já existentes. Adotando uma abordagem qualitativa, com realização de entrevistas, complementadas com análise de dados secundários, procura-se compreender as dificuldades enfrentadas pelas famílias durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os resultados indicam que as famílias experimentaram significativas barreiras ao acesso à educação devido às limitações tecnológicas e à falta de suporte pedagógico, afetando adversamente o processo de ensino-aprendizagem. A análise revela uma necessidade premente de implementação de políticas públicas que abordem não apenas as questões educacionais emergentes, mas também as condições socioeconômicas subjacentes que as influenciam. Ao final, são apresentadas recomendações para reforçar a relação família-escola em comunidades carentes, sugerindo investimentos em infraestrutura tecnológica e em programas de capacitação, visando fomentar uma educação mais inclusiva e equitativa.</p> Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin, Cleverson Alexsander Reolon Copyright (c) 2023 Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin, Cleverson Alexsander Reolon https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/72445 Wed, 27 Dec 2023 00:00:00 -0300