A roçada e a redução da altura do capim-marandu no final do inverno melhora a estrutura do pasto

Autores

  • Manoel Eduardo Rozalino Santos Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlãndia.
  • Bruno Humberto Rezende Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Henrique Cesar Rodrigues Nogueira Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriel de Oliveira Rocha Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia de Oliveira Scarpino van Cleef Florida University
  • Gustavo Segatto Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Bruno Gomes Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Hélio Henrique Vilela Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n6a2020-48151

Palavras-chave:

Brachiaria brizantha syn., Urochloa brizantha., Densidade volumétrica da forragem., Índice de área foliar., Massa de forragem., Número de perfilho.

Resumo

A estrutura do pasto é importante porque influencia as respostas de plantas e animais em condições de pastejo. O objetivo com este trabalho foi avaliar as características estruturais do pasto de capim-marandu (Brachiaria brizantha syn. Urochloa brizantha) durante a primavera e o verão, em função da condição do pasto no fim do inverno. Quatro condições de pasto no fim do inverno foram avaliadas: baixo (24,1 cm), baixo (25,2 cm)/roçado (8 cm), alto (49,0 cm) e alto (50,0 cm)/roçado (8 cm). O índice de área foliar foi menor no pasto alto do que no pasto alto/roçado. A massa e a densidade volumétrica de colmo morto foram maiores no pasto alto, intermediárias no pasto baixo, e inferiores nos pastos roçados. No início do período de pastejo, a massa de colmo vivo foi maior no pasto alto. No início e meio do período de pastejo, a densidade volumétrica de lâmina foliar morta foi menor nos pastos roçados. No início do período de pastejo, o pasto baixo apresentou maior número de perfilho (NP). No meio do período de pastejo, os pastos baixo e baixo/roçado tiveram maior NP. No fim do período de pastejo, o menor valor de NP ocorreu no pasto alto. O pasto alto no fim do inverno apresenta estrutura desfavorável ao animal em pastejo, enquanto que a roçada e a redução da altura do capim-marandu melhora a estrutura do pasto na primavera e no verão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

SANTOS, M.E.R., CARVALHO, B.H.R., NOGUEIRA, H.C.R., ROCHA, G. de O., VAN CLEEF, F. de O.S., BORGES, G.S., BORGES, B.G. e VILELA, H.H., 2020. A roçada e a redução da altura do capim-marandu no final do inverno melhora a estrutura do pasto. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 6, pp. 2186–2195. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n6a2020-48151. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/48151.

Edição

Seção

Ciências Agrárias