Correlações entre os atributos do solo e a ocorrência de nematodes e produtividade de grãos em milho safrinha em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Valquiria Krolikowski Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gessi Ceccon Embrapa Agropecuária Oeste
  • Katiane Secco Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Eduardo Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do SulCampus de Chapadão do Sul

Palavras-chave:

Microbiologia do solo., Matéria orgânica do solo., Análise de trilha.

Resumo

Sistemas de cultivo e uso do solo influenciam diretamente o rendimento das culturas, interferindo nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a correlação entre a produtividade de grãos de milho, os atributos químicos e biológicos do solo e a ocorrência de nematoides em milho cultivado no período de entressafra, no estado do Mato Grosso do Sul. Amostras de solo de 21 safras de milho fora de temporada foram coletadas em 2015. As amostras foram usadas para identificar e quantificar os nematóides, determinar a atividade microbiana e o carbono da biomassa, e para análises químicas. Os atributos foram agrupados com base nas variáveis avaliadas usando a distância euclidiana média e o método de agrupamento de Ward. A inter-relação entre as variáveis foi analisada por meio de correlações, e seu desdobramento nas investigações de causa e efeito foi avaliado pela análise de trilha. A matéria orgânica e o carbono da biomassa microbiana influenciam positivamente o rendimento de grãos. O magnésio influencia negativamente a população de Pratylenchulus spp. nas culturas de milho. A acidez potencial e a matéria orgânica estão relacionadas à presença de Rotylenchulus spp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

KROLIKOWSKI, V., CECCON, G., CASTRO, K.S. e TEODORO, P.E., 2020. Correlações entre os atributos do solo e a ocorrência de nematodes e produtividade de grãos em milho safrinha em Mato Grosso do Sul. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 6, pp. 1845–1857. [Accessed31 agosto 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/48143.

Edição

Seção

Ciências Agrárias