Estabilidade de agregados e teor de carbono orgânico, após aplicação de gesso, escarificação do solo e sucessão de culturas

Autores

  • Eduardo Santos Neves dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal do Amazonas
  • Fernando Gomes de Souza Universidade Federal de Roraima
  • Jose Mauricio Cunha Universidade Federal do Amazonas
  • Elyenayra Nogueira Pinheiro Universidade Federal do Amazonas
  • Alan Ferreira Leite de Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Wildson Benedito Mendes Brito Universidade Federal do Amazonas
  • Paulo Guilherme Salvador Wadt Embrapa Agroflorestal

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n3a2020-42333

Palavras-chave:

Manejo do solo., Atributos físicos., Degradação do solo

Resumo

Estudos relativos ao monitoramento da qualidade do solo pelos atributos físicos são importantes para a avaliação e manutenção da sustentabilidade dos sistemas agrícolas, além de sinalizar o manejo adequado do ambiente, visando à sua conservação e produtividade. Este trabalho teve por objetivo avaliar a estabilidade de agregados e teor de carbono orgânico, após a aplicação de gesso, escarificação do solo e sucessão de culturas. Os tratamentos consistiram na ausência e adição de gesso agrícola, ausência e presença de escarificação do solo, e três sistemas de sucessão de culturas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x2x3 com oito repetições. Sendo avaliada a estabilidade dos agregados estáveis em água e teor de carbono orgânico do solo. O tratamento onde foi aplicado gesso agrícola e o sistema de sucessão SMBP apresentaram melhores resultados na agregação do solo e maiores teores de carbono orgânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

SANTOS, E.S.N. dos, CAMPOS, M.C.C.., SOUZA, F.G. de, CUNHA, J.M., PINHEIRO, E.N., LIMA, A.F.L. de, BRITO, W.B.M. e WADT, P.G.S.., 2020. Estabilidade de agregados e teor de carbono orgânico, após aplicação de gesso, escarificação do solo e sucessão de culturas. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 3, pp. 720–730. [Accessed31 agosto 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n3a2020-42333. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/42333.

Edição

Seção

Ciências Agrárias