Impacto da suplementação com diferentes fontes proteicas no perfil parasitológico de matrizes ovinas e no desenvolvimento dos cordeiros

Autores

  • Antonio Leandro Chaves Gurgel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gelson dos Santos Difante Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Virgínio Emerenciano Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0003-3060-9696
  • Francisca Fernanda da Silva Roberto Universidade Federal da Paraíba
  • Lilian Gioto Zaros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcone Geraldo Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luis Carlos Vinhas Ítavo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v36n2a2020-39823

Palavras-chave:

Controle de helmintos., Nutrição, OPG., Ovinocultura, Periparturiente.

Resumo

O objetivo foi avaliar o impacto da suplementação com diferentes fontes proteicas da produção agroindustrial no perfil parasitológico das matrizes ovinas e no desenvolvimento de seus filhotes. As fontes de proteína utilizadas foram: farelo de soja, torta de algodão, torta de babaçu e torta de coco. Foram utilizadas 60 matrizes ovinas, com prenhez confirmada e suplementadas no terço final da gestação com 0,5% do peso vivo em pastagens de capim Marandu diferido. As avaliações ocorreram desde o terço final da gestação e na fase de lactação até o desmame. Os dados coletados nas matrizes foram: contagem de ovos por grama de fezes (OPG) e identificação de larvas infectantes (teste fecal), avaliação do grau de anemia pelo método FAMACHA ©, peso corporal (kg) e escore de condição corporal (ECC). Nos cordeiros, as medidas biométricas foram realizadas a partir dos 30 dias de vida até o desmame. No teste fecal, a prevalência foi de 98% de Haemonchus spp. Não houve efeito das fontes de proteína para OPG (3476,0) e FAMACHA ©. No entanto, nas matrizes suplementadas com torta de coco foram observados os menores pesos corporais (36,9 kg) e menor ECC (2,7). Torta de Babaçu, coco, algodão e farelo de soja utilizados como fonte protéica na suplementação de matrizes ovinas mantidas em pastos diferidos de capim Marandu no nível de 0,5% de peso vivo mantêm os índices de produção consistentes com o estágio fisiológico das matrizes, mesmo com uma carga endo-parasitária alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-11

Como Citar

CHAVES GURGEL, A.L.., DOS SANTOS DIFANTE, G.., EMERENCIANO NETO, J.V., DA SILVA ROBERTO, F.F.., GIOTO ZAROS, L.., COSTA, M.G.., VINHAS ÍTAVO, L.C.. e BRANDÃO FERREIRA ÍTAVO, C.C.., 2020. Impacto da suplementação com diferentes fontes proteicas no perfil parasitológico de matrizes ovinas e no desenvolvimento dos cordeiros. Bioscience Journal [online], vol. 36, no. 2, pp. 496–506. [Accessed23 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v36n2a2020-39823. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/39823.

Edição

Seção

Ciências Agrárias