Interface entre Missão e Propósito das Empresas Brasileiras B Corporations
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Palabras clave

Declaração de missão
Propósito organizacional
Empresas B Corporation
Comunicação organizacional

Cómo citar

Araújo, F. N. M. de, Bezerra, W. K. M. de S., Nóbrega, K. C., Neves, F. J. da R., & Mendonça, E. de S. (2020). Interface entre Missão e Propósito das Empresas Brasileiras B Corporations. Management in Perspective, 1(2), 169–186. https://doi.org/10.14393/MIP-v1n2-2020-49428

Resumen

Esta pesquisa analisa as interfaces entre as declarações de Missão e de Propósito de empresas com certificação B Corporations do Brasil, a partir da seguinte questão: quais são as interfaces entre a Missão e o Propósito em empresas brasileiras que possuem a certificação B Corporations? A missão é um importante componente da identidade organizacional e representa a razão de existir de uma empresa. É considerada como uma ferramenta de comunicação da empresa com o mercado e com o público interno. O propósito emergiu como fortalecimento da missão; além disso, apoia a condução da implementação estratégica para o alcance da visão e da vivência dos valores. O público pesquisado é composto pelas empresas certificadas B Corporation do Brasil. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi conduzida uma pesquisa nos websites dessas empresas. Para avaliação da declaração de missão foram analisadas 11 categorias e para a avaliação da declaração de propósito foram analisadas 6 categorias. Com o uso de uma escala, analisou-se a presença ou ausência das categorias da missão e do propósito, respectivamente, na declaração de Missão e na declaração de propósito de empresas certificadas B Corporation, do Brasil. Os resultados mostram que, quando utilizadas de forma consistente, essas categorias geram uma consonância entre as duas mensagens. O estudo contribui para as pesquisas em comunicação organizacional e relação com stakeholders.

https://doi.org/10.14393/MIP-v1n2-2020-49428
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Citas

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