Management in Perspective https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP <p>A Management in Perspective - MiP é uma revista cient´ífica da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A MiP é um periódico eletrônico que publica artigos teóricos e empíricos, ensaios, resenhas bibliográficas e notas técnicas. O objetivo é publicar estudos interdisciplinares que estabeleçam um diálogo teórico, metodológico ou de práticas entre a administração e outras áreas de conhecimento. Os temas ou sessões de submissão das produções são: Estratégias e o papel do gestor e das organizações na dinâmica social, cultural, econômica e política; marcas, mercados e consumo; operações, cadeia de valor e inovação; dimensão humana e relações de trabalho; dimensão financeira, governança e comportamento dos agentes.</p> <p>A MiP aceita a submissão de artigos em fluxo contínuo. Veja as condições para submissão<strong> <a title="Orientações para submissão" href="https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/about/submissions#onlineSubmissions" target="_blank" rel="noopener">aqui</a>. </strong></p> <p> </p> pt-BR <p class="Default"><strong>São políticas de direitos autorais da MiP:</strong></p> <p class="Default">I - ao enviar o material para publicação, os autores automaticamente abrem mão de seus direitos autorais, conforme normas <em>Creative Commons</em>, adotada pela revista;</p> <p class="Default">II - os artigos que não forem aprovados para publicação na revista, não terão os direitos autorais retidos;</p> <p>III - é proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização por escrito do Editor(a)-chefe e detentores dos direitos autorais.</p> denilson@ufu.br (Denilson Aparecida Leite Freire) denilson@ufu.br (Denilson Aparecida Leite Freire e Vinícius Guimarães) Thu, 26 Sep 2024 13:48:22 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O Papel dos Jogos de RPG na Formação de Competências Profissionais: Uma Perspectiva dos Estudantes de Administração. https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71828 <p>Este estudo investigou o papel dos jogos de Role-Playing Games (RPG) na formação das competências profissionais de estudantes de Administração em uma universidade pública brasileira. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa, por meio do método de estudo de caso, foram entrevistados cinco estudantes de Administração que também são jogadores de RPG na mesma instituição. Os resultados indicam que os entrevistados reconhecem a importância da relação entre os jogos e a sociedade para o desenvolvimento das competências profissionais. Eles destacaram que o RPG contribui para o aprimoramento de habilidades fundamentais na área de Administração, tais como visão estratégica, trabalho em equipe e tomada de decisão. Além disso, ressaltaram que a compreensão das estratégias presentes nos jogos pode beneficiar não apenas o ambiente acadêmico, mas também o mercado de trabalho e outras áreas de atuação, devido à dinâmica peculiar dos RPGs. Por fim, destaca-se que o RPG pode ser comparado a ferramentas semelhantes aos projetos interdisciplinares (ou seminários temáticos) adotados por algumas instituições de ensino, cujo propósito é a aplicação prática das teorias apresentadas em sala de aula, promovendo o desenvolvimento das competências profissionais dos estudantes.</p> Michelle Regina Santana Dutra, Kely César Martins de Paiva, Natália Massaroli Belato , Amélie Gabrielly Viana Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71828 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300 Desafios da liderança de equipes remotas durante a pandemia da COVID-19 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71993 <p>Este artigo visa entender as dificuldades enfrentadas por líderes de empresas com a gestão remota de equipes no período de pandemia de COVID-19 e como esses desafios mudaram seus comportamentos, habilidades gerenciais e suas práticas de gestão. A metodologia de pesquisa qualitativa foi por meio de estudo de caso com a realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade junto aos gestores de empresas localizadas na grande São Paulo das mais diferentes áreas e níveis gerenciais que se viram obrigados a adaptar atividades que antes eram realizadas de forma presencial para o ambiente virtual sem que houvesse nenhum preparo prévio. Após análise dos resultados, ficou evidente que a pandemia de COVID-19 e o isolamento social exigiram uma adaptação na forma de liderar, na qual os líderes passaram a direcionar boa parte dos seus esforços na tentativa de manter próximos os relacionamentos com suas equipes e uma comunicação ágil e transparente, ao mesmo tempo em que precisaram garantir o desempenho dos profissionais e o apoio nas adaptações do trabalho em <em>home office</em>. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as principais habilidades dos líderes estavam relacionadas às <em>soft skills</em> como comunicação, resiliência, flexibilidade, desenvolvimento de pessoas e garantia da condição de trabalho dos funcionários.</p> Gabriel José dos Santos Domingues Arneiro, Arnaldo Di Petta, Maria Lucia Granja Coutinho Coutinho Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71993 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300 Cooperativismo de Crédito e o Efeito Anticíclico Nacional. A ótica cooperativa na política monetária. https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71781 <p>Este artigo analisa a dinâmica divergente entre bancos cooperativos e bancos comerciais em relação à taxa básica de juros. Contrariando a tendência dos bancos comerciais, os bancos cooperativos registraram impactos negativos em seus resultados devido às oscilações na taxa básica de juros. No entanto, surpreendentemente, os bancos cooperativos demonstraram um crescimento mais robusto em meio a essas circunstâncias adversas. A pesquisa investiga os elementos subjacentes a essa resiliência, destacando as estratégias únicas e os valores cooperativos que impulsionam a expansão dessas instituições financeiras. As descobertas evidenciam a capacidade dos bancos cooperativos de prosperar mesmo em cenários desafiadores, destacando sua relevância dentro do panorama bancário e econômico mais amplo.</p> Pedro Ivo Camacho Alves Salvador Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71781 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300 Editorial V5 N2 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/75462 Denilson Aparecida Leite Freire Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/75462 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300 Os Modelos do Processo de Busca de Informações do Consumidor: Uma Revisão Sistemática da Literatura https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71818 <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre modelos do processo de busca de informações do consumidor, nas áreas de administração e turismo indexados nas bases de dados Web of Science (WoS), Scopus e Spell (Scientific Periodicals Electronic Library). A seção teórica define o conceito de modelo de processo de busca de informação do consumidor e apresenta diferentes teorias que buscam entender a relação entre variáveis que influenciam a quantidade, eficácia e direção da busca por informações externas pelos consumidores. Foram selecionados e analisados 21 modelos, os quais foram publicados entre os anos de 1983 e 2022. Quanto aos resultados, descobriu-se que os objetivos e as variáveis dos modelos possuem semelhanças e diferenças dentro do seu contexto. Sendo assim, esta pesquisa obteve 4 categorias finais, as quais identificam e dividem os modelos: (1) busca de informações sobre produto no ambiente físico, (2) busca de informações sobre serviço no ambiente físico, (3) busca de informações sobre produto no ambiente online e (4) busca de informações sobre serviço no ambiente online. Por fim, são destacadas as limitações do estudo e as sugestões para pesquisas futuras em relação à revisão dos modelos.</span></p> Pedro Luis Ferreira Gois, Patrick Wendell Barbosa Lessa Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71818 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300 A Utilização das Mídias Sociais como Estratégia de Marketing no Segmento de Vestuário no Município de Santa Vitória-MG em tempos de Pandemia (Covid-19) https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71731 <p>O presente trabalho buscou através dos temas: 8 p’s das Estratégias de Marketing, Pandemia COVID-19 e loja no segmento de vestuário, alcançar o objetivo de analisar as estratégias de marketing digital adotadas pelos empresários no segmento de vestuário do município de Santa Vitória-MG para enfrentar a fase restrita da Pandemia (Covid-19). Os métodos utilizados para esta análise foram Survey, com abordagem descritiva. Os questionários foram aplicados no formato impresso a 26 empresários do segmento de vestuário do Município de Santa Vitória-MG. A escala mais conveniente para coleta de dados desta pesquisa foi a Escala de likert que é considerada como de autorrelato. Ao analisar os resultados tabulados através das ferramentas Excel e software estatístico SPSS, é possível afirmar que ás questões sustentáveis não estão inseridas no cotidiano das empresas, através das estratégias de marketing utilizadas pelos empreendedores às vendas continuaram em ascensão, e às mídias sociais foram aliadas das empresas durante a Pandemia-COVID 19.</p> Bruna Barbosa Dias, Jussara Goulart da Silva Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71731 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300 Otimizando a Fiscalização de Serviços Contínuos de Dedicação Exclusiva: Uma Análise dos Manuais nos Institutos Federais de Minas Gerais https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/73723 <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Century Schoolbook, serif;"><span style="font-size: small;">Com a desburocratização do Estado, em 1995, verifica-se a prática da terceirização das atividades-meio como uma tática para que o Estado pudesse concentrar seus esforços nas funções principais. No entanto, é fundamental que as atividades terceirizadas sejam fiscalizadas pelo ente público, especialmente aquelas que envolvem serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra, em que o ente público assume responsabilidade subsidiária. Para garantir a eficiência e a supremacia do interesse público nesse cenário, a figura dos fiscais, tanto técnicos quanto administrativos, desempenha um papel imprescindível. Nesse contexto, o presente estudo propõe melhorias nos manuais de fiscalização disponíveis nos </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Century Schoolbook, serif;"><span style="font-size: small;"><em>websites</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Century Schoolbook, serif;"><span style="font-size: small;"> dos Institutos Federais de Minas Gerais. Foram avaliados 21 requisitos específicos, registrando-se o número de requisitos observados (atendidos) por instituto. A metodologia adotada consistiu em pesquisa documental com análise qualitativa. Os resultados revelaram uma variação considerável na quantidade de requisitos atendidos pelos diferentes institutos. Os requisitos mais atendidos dizem respeito às legislações apontadas; a conceitos relevantes; e à existência de materiais de apoio, como, por exemplo, o </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Century Schoolbook, serif;"><span style="font-size: small;"><em>check-list</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Century Schoolbook, serif;"><span style="font-size: small;">. Em contrapartida, os requisitos relacionados aos procedimentos de fiscalização preventiva, rotineira e sistemática foram os menos atendidos, também, verificou-se instruções deficitárias em relação à comunicação com órgão auxiliares ou de controle interno. Como resultado da análise, foram propostas cinco melhorias para os manuais de fiscalização. Essa análise pode ser útil para identificar áreas que necessitem de aprimoramento na fiscalização de contratos e ressalta a importância de estabelecer padrões claros e objetivos para garantir transparência e efetividade nesse processo.</span></span></span></p> Isabela Dantas, Priscila Barbosa Agata, Luan Augusto Alves Garcia, Daniela de Castro Melo, Danielli Araújo Lima Copyright (c) 2024 Management in Perspective https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/73723 Wed, 25 Sep 2024 00:00:00 -0300