https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/issue/feedManagement in Perspective2024-12-04T15:33:43-03:00Denilson Aparecida Leite Freiredenilson@ufu.brOpen Journal Systems<p>A Management in Perspective - MiP é uma revista cient´ífica da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A MiP é um periódico eletrônico que publica artigos teóricos e empíricos, ensaios, resenhas bibliográficas e notas técnicas. O objetivo é publicar estudos interdisciplinares que estabeleçam um diálogo teórico, metodológico ou de práticas entre a administração e outras áreas de conhecimento. Os temas ou sessões de submissão das produções são: Estratégias e o papel do gestor e das organizações na dinâmica social, cultural, econômica e política; marcas, mercados e consumo; operações, cadeia de valor e inovação; dimensão humana e relações de trabalho; dimensão financeira, governança e comportamento dos agentes.</p> <p>A MiP aceita a submissão de artigos em fluxo contínuo. Veja as condições para submissão<strong> <a title="Orientações para submissão" href="https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/about/submissions#onlineSubmissions" target="_blank" rel="noopener">aqui</a>. </strong></p> <p> </p>https://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71915Estudos Positivistas em Literacia Financeira: Uma Análise das Hipóteses à Luz de Popper2024-03-06T15:00:46-03:00Eduardo Henrique Becker Degliespostiedu_becker@yahoo.com.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar a literatura existente sobre literacia financeira à luz da análise Popperiana sobre suas hipóteses. A amostra final contou com 18 artigos que abordam o tema, com foco na identificação de hipóteses passíveis de refutação. Os resultados indicaram que pouco mais da metade dos artigos analisados apresentaram hipóteses refutáveis, o que corrobora o fato de haver contradições dentro do paradigma positivista. Esses resultados contribuem para a compreensão do uso de hipóteses refutáveis em estudos quantitativos e demonstram a importância de adotar uma abordagem crítica e científica no desenvolvimento de pesquisas nessa área.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspectivehttps://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/73276Mapeamento da produção científica sobre tomada de decisão em inovação: Aspectos internos e externos que conectam gestor e processo2024-04-24T11:39:11-03:00Luiz Cláudio Ribeiro Machadoluizmachado@ufba.brMônica de Aguiar Mac-Allistermonica.macallister@ufba.br<p>Este artigo traz uma pesquisa bibliográfica realizada principalmente na base de dados Scopus, a principal utilizada no Qualis (CAPES, 2023) mas com o complemento de outras bases como Clarivate e Google Scholar, buscando um referencial teórico para tomada de decisão com enfoque em inovação. O intuito foi identificar abordagens teóricas de tomada de decisão e processo decisório ao longo do tempo, mas filtrando tais abordagens envolvendo inovação, principalmente no enfoque de gestão. Nesse sentido, foi elucidativa a escolha de estudos que tornasse mais evidente a relação entre decisão e inovação e que permitissem criar uma perspectiva para entender como acontece a relação entre decisão e inovação a partir do panorama dos estudos. Em relação ao que foi destacado na revisão de literatura e os resultados do mapeamento foi possível inferir 5 dimensões que contribuem para a análise das decisões em inovação. Essa dinâmica foi vista nos artigos, a partir da conexão de estudos com teoria a priori que enfatizavam tanto o processo de inovação quanto o processo de tomada de decisão. Em suma, identificou-se como elemento central nos artigos, a tomada de decisão com alvo nos gestores e o campo da inovação e das pequenas e médias empresas como principais fontes de dados deste fluxo de informação que foi desenhado.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspectivehttps://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/76254Editorial v5 n.3 da Revista MiP2024-12-04T15:21:54-03:00Denilson Aparecida Leite Freiredenilson@ufu.br2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspectivehttps://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/72410A Importância dos Educadores Sociais nas Escolas Públicas do Distrito Federal: Direito das Pessoas com Deficiência.2024-06-21T17:23:54-03:00Eduardo Dias Leiteeduardo.leite@ifb.edu.brGiovanna Cristina Moreira Guimarãesgiovannaa.criss6@gmail.comMaria Eduarda Carvalho Santosmariaeduardacarvalhosantos0@gmail.comHellen Cristina Cavalcante Amorim1799004@etfbsb.edu.br<p>O presente artigo traz por tema a atuação dos educadores sociais, com o título a importância dos educadores sociais nas escolas públicas do DF: direito à educação das pessoas com deficiência. As pessoas com deficiência têm dificuldade de escolarização, sendo a modalidade educação escolar oferecida preferencialmente no ensino regular. Desse modo, indaga-se qual a importância dos educadores sociais nas escolas públicas do DF para a educação dos alunos com deficiência? Diante da realidade do Brasil, nem toda escola está preparada para incluir esses alunos, cuja consequência pode ser a evasão. Para a educação dessas pessoas, surge a figura do educador social. Nessa perspectiva, o objetivo geral é demonstrar o papel dos educadores sociais nas escolas públicas do DF para o desenvolvimento e a inclusão dos alunos com deficiência. Os objetivos específicos visam compreender a formação dos profissionais para a inclusão de alunos com deficiência, descrever o funcionamento do Programa Educador Social Voluntário (ESV)<a href="#_ftn1" name="_ftnref1"><sup>[1]</sup></a> e examinar a legislação relacionada à inclusão escolar. A pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória partiu da coleta de dados utilizados como fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro participantes, bem como fontes bibliográficas, legislações e trabalhos científicos. O resultado da pesquisa traz o educador social como figura essencial no cotidiano do aluno com deficiência. Ele dá suporte para o seu desenvolvimento e sua socialização no ambiente escolar.</p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"><sup>[1]</sup></a> A abreviação ESV será usada neste texto para se referir ao programa e a educador social.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspectivehttps://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/71800Atuação do/a Assistente Social em Serviço de Hemodiálise: Um Estudo em Ituiutaba - MG2024-04-16T17:29:27-03:00Edileusa da Silvaedileusa@ufu.brMaria Eduarda Viana Gomeseduardaitba98@gmail.com<p>O presente artigo apresentado tem como objetivo compreender a atuação do/a Assistente Social, seus limites e possibilidades frente as demandas dos pacientes com DRC na Unidade de Diálise BIO RIM em Ituiutaba-MG. Com esse artigo procura-se apresentar um estudo histórico desde a inserção do Serviço Social na área da saúde, buscando entender como atua o profissional na saúde, especificadamente na sua atuação junto ao paciente renal e sua família, na busca de políticas de saúde e direitos sociais. Na construção desse trabalho os procedimentos utilizados foram pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, baseado em autores como Martinelli, Gil, Mioto que escreveram sobre esse tema. As pesquisas foram elaboradas em sites, livros, revistas como a “Serviço Social e Saúde” e “Multi Debates”, entre outros, aplicando o caráter qualitativo. Para finalizar, esse trabalho tem como intuito demonstrar como é importante o profissional do Serviço Social estar inserido na área da saúde, a partir da historicidade da institucionalização da profissão e dos autores pesquisados nesse artigo, pretende-se estabelecer uma base fundamental para leitores que tenha o interesse de se aprofundar mais nesse tema, bem como contribuir para uma melhor atuação dos profissionais nesta área específica.</p> <p>Palavras-chave: Saúde. Direito.Assistente Social. Paciente</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspectivehttps://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/74067O Acesso ao Modal Ferroviário no Brasil à Luz da Nova Economia Institucional2024-08-18T11:27:44-03:00Adriana Diniz Gurgelgurgel.dri@gmail.comJoão F.R. Lanzajoaofrlanza@proton.me<p>Um dos maiores entraves ao desenvolvimento e aumento da competitividade da economia brasileira reside nos elevados custos logísticos, principalmente o custo de transporte. O presente estudo tem como objetivo analisar a situação do setor ferroviário no Brasil à luz da Nova Economia Institucional (NEI), e busca compreender as razões pelas quais o acesso aos serviços de transporte ferroviário no país, a despeito das crescentes melhorias e aumentos de volume transportado, tem permanecido restrito a poucos setores da economia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de análise documental sobre a história do desenvolvimento, da regulação e da gestão da malha ferroviária brasileira, combinada à análise de rede e relações interorganizacionais do setor, destacando os atores-chave que atuam com capacidade de influência e autonomia na tomada de decisão. E, em linha com outros estudos nos campos da História Econômica, Administração e Direito, conclui-se que as ferrovias brasileiras não foram completamente negligenciadas, mas reestruturadas no decorrer do Século XX para desempenhar um papel marginal no setor de transportes nacional, atendendo uma função específica de exportação de commodities minerais e agrícolas, em detrimento de mercadorias diversas no mercado doméstico e à mobilidade pública. A contribuição pretendida deste estudo é jogar luz nas razões pelas quais o sistema ferroviário brasileiro foi relegado a um papel secundário na matriz de transportes do país e fomentar discussões sobre a diversificação dos serviços de transporte ferroviário para outros setores da economia brasileira.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspectivehttps://seer.ufu.br/index.php/RevistaMiP/article/view/73242O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Curso de Formação de Soldados: por uma geração de pedagogos da cidadania2024-05-08T10:48:01-03:00Daniel Oliveira Magalhãesmagalhaesvioleirodireito@yahoo.com.brDiogo Barros de Souzadiogo.ufv@hotmail.comDaniel Victor de Sousa Ferreirathunder.danvic@hotmail.com<p>O Proerd tem sido aplicado pelas polícias militares de todos os Estados brasileiros. Em salas de aula, como docentes, policiais militares ensinam cidadania para crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, os Cursos de Formação de Soldados (CFSd) continuam no propósito de formar policiais capazes de promover cidadania no exercício de suas práticas policiais. Diante das possíveis contribuições do Proerd, não apenas aos alunos do Ensino Fundamental I, mas, também, a própria relação da cultura policial militar com a cidadania, este artigo objetiva: sugerir proposições de melhorias ao CFSd a partir do Proerd. Por meio da Análise de Conteúdo, analisou-se a aderência dos conceitos contidos na coletânea de manuais do Instrutor Proerd à Matriz Curricular do CFSd. Os resultados mostram que, além do Proerd, a temática cidadania também está presente nos cursos de formação policial. Sob a ótica das possíveis contribuições do Proerd para o CFSd, apresentou-se, como proposições de melhorias, alterações nos estágios supervisionados que considerem a relação do policial com o público civil e na grade curricular do CFSd, com a criação de uma nova disciplina e de projetos de extensão. Embora a PMMG já busque promover cidadania aos novos soldados, assim como às crianças e aos adolescentes atendidos pelo Proerd, este artigo mostrou que é possível otimizar a transmissão dos pressupostos de cidadania na formação policial. De modo indireto contribui, também, com a melhoria das políticas públicas de segurança.</p>2024-12-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Management in Perspective