Inventário dos grupos brasileiros de pesquisa na teoria histórico-cultural a partir do Diretório de Grupos do CNPq
Основное содержимое статьи
Аннотация
Este documento visa apresentar uma lista dos 115 grupos de pesquisa localizados na investigação intitulada “A Psicologia Histórico-Cultural na pesquisa brasileira: levantamento dos grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq”. A pesquisa teve como objetivo geral investigar a inserção da Psicologia Histórico-Cultural ou Teoria Histórico-Cultural no âmbito da investigação científica no Brasil, em grupos de pesquisa que a indicam formalmente como norteadora para os trabalhos. Um de nossos objetivos específicos, cujo resultado consta neste documento, foi identificar grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP-CNPq) que apontassem a Psicologia ou Teoria Histórico-Cultural como referencial teórico assumido. Entende-se que a apresentação do resultado bruto de pesquisa, ou seja, quais foram os 115 grupos localizados, pode constituir-se em importante fonte para outras investigações sobre a Teoria Histórico-Cultural no Brasil, bem como facilitar o intercâmbio e a divulgação científica entre grupos.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
CLEMENTE, J. Políticas e pesquisas em educação especial: das diretrizes para a América Latina ao mapeamento dos grupos de pesquisa no Brasil [Dissertação em elaboração]. Universidade Estadual de Maringá, 2020.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq. Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil. http://lattes.cnpq.br/web/dgp.
FERREIRA, N.S. A.. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300013&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 17 fev. 2016 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.
GUARAGNA, C. S.. Estado da arte das produções brasileiras sobre orientação à queixa escolar a partir da psicologia histórico-cultural. Relatório de Iniciação Científica (Fapesp), 2020.
OLIVEIRA, M. L. S. A. & ASBAHR, F. S. F.. Psicologia histórico-cultural e o processo de saúde-doença na pesquisa brasileira. Anais XXVI Semana e XIII Congresso de Psicologia da Unesp Bauru, 2019.
SANTOS, M. A. Princípios histórico-culturais para a organização de formações docentes continuadas concretas [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2020. http://hdl.handle.net/11449/191842.
SILVA, A. O.. Líderes dos Grupos de Pesquisa do Diretório do CNPq sobre a Teoria Histórico-Cultural no Brasil: cenários e desafios sobre as políticas públicas. Relatório parcial de Iniciação Científica (CNPq), 2021.
TOASSA, G.; ASBAHR, F.S.F.; SOUZA, M.P.R. The Golden Age of Soviet Psychology in the mirror of contemporary Marxian psychology in Brazil. Yasnisky, Anton (org). A History of Marxist Psychology: The Golden Age of Soviet Science. New York: Routledge, 2020, p. 131-155.