Princípios e possibilidades da formação docente na perspectiva do trabalho coletivo
Основное содержимое статьи
Аннотация
Este artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado sobre o processo de significação docente de professoras da educação básica em situação de formação contínua, desenvolvida por meio da parceria entre a universidade e Secretaria de Educação de um município do interior paulista. O estudo fundamentou-se na teoria histórico-cultural e desenvolveu-se mediante o método do materialismo histórico e dialético, envolvendo a formadora, as professoras de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo desta discussão é apontar princípios e possibilidades de formação continuada que possam contribuir para a atribuição de significação docente.
Скачивания
Информация о статье
Библиографические ссылки
ARAUJO, E. S. Mediação e aprendizagem docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 9., 2009, São Paulo.
Anais...São Paulo: ABRAPEE, 2009. p. 1-16. Disponível em: <http://www.abrapee.psc.br/documentos/cd_ix_conpe/IXCONPE_arquivos/26.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2015.
ASBAHR, F. da S. F. A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 29, p. 108-118, 2005.
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Progreso, 1988.
FERNANDES, L. V. O processo grupal como resistência ao sofrimento e ao adoecimento docente: um estudo à luz da perspectiva histórico-dialética. 2015. 270 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
LEONTIEV, A. Actividad, Consciencia, Personalidad. México: Editorial Cartago, 1984.
______ .O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2 ed., 2004.
LURIA, A. R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006. p. 21-37.
MAKARENKO, A. S. Poema Pedagógico. São Paulo: Edição 34, 2005.
MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2007.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.
MOURA, M. O. de (Coord.). Controle da variação de quantidades. Atividades de ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1996.
______. A Atividade de Ensino como Ação Formadora. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P de (Org.). Ensinar a Ensinar: didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira, 2001. p. 143-162.
MOURA, M. O. de et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010.
RUBINSTEIN, S. L. El desarrollo de la psicología. Principios y métodos. 2. ed. Habana: Editorial Pueblo Y Educación, 1979.
VIGOTSKI, L. S. A Formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
______. Psicologia Pedagógica. Edição Comentada por Guilhermo Blanck. Tradução de Claudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
VIGOTSKII, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 103-118.
______. Método de investigación. In: ______. História del Desarrollo de las Funciones Psíquicas Superiores. Obras Escogidas. Tradução de Lydia Kuper. Madrid: Visor, 1995. tomo III, p. 47-96.
______,Estudio del desarrollo de los conceptos científicos en la edad escolar. In: ______. Obras Escogidas. Problemas de Psicología General. 2. ed. Madrid: A. Machado libros, 2001. tomo II, p. 181-286.
______. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: LURIA, A. R. et al. Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. 4. ed. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2007. p. 25-42.