Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie <p align="justify"><strong>Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica</strong> é um periódico científico quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente (GEPEDI), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O mesmo está dirigido a pesquisadores, professores e estudantes da área da Educação. Tem como objetivo incentivar à investigação e o debate acadêmico acerca dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento, formação de professores, práticas de ensino, aspectos históricos, biografias e fundamentos epistemológicos e metodológicos do ensino numa perspectiva materialista dialética; prestando-se como instrumento de divulgação do conhecimento, especialmente, nas áreas de didática e psicologia pedagógica, tendo, como aspiração: a) Divulgar pesquisas e textos de caráter científico nas áreas de Didática e Psicologia Pedagógica; b) Fomentar intercâmbio de estudos em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres.</p> <p>• <strong>Qualis/Capes:</strong> Qualis A4 em Educação na avaliação Capes do quadriênio 2017-2020.<br />• <strong>Área do conhecimento:</strong> Ciências Humanas - Educação<br />• <strong>Ano de fundação:</strong> 2017<br />• <strong>E-ISSN:</strong> 2526-7647 (on-line)<br />• <strong>Categorias de submissão:</strong> editorial, artigos, biografias, resenhas, entrevistas, dossiês, traduções, resumos de dissertações e teses, documentos, entre outros.<br />•<strong> E-mail:</strong> revistaobutchenieufu@gmail.com<br />• <strong>Unidade:</strong> Faculdade de Educação / Universidade Federal de Uberlândia (UFU)<br />• <strong>Financiamento:</strong> Universidade Federal de Uberlândia/ EDUFU<br />• <strong>Editora:</strong> EDUFU</p> <p> </p> <p><span style="text-decoration: underline;"><strong>CHAMADA PARA DOSSIÊS - 2023:</strong></span></p> <p>O periódico: <em><strong>"Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica" </strong></em>recebe propostas de dossiês temáticos <strong> para 2023</strong><em><strong>. </strong></em>Conferir o texto convite em língua portuguesa e espanhola <em><strong><a href="https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/libraryFiles/downloadPublic/462">aqui</a></strong></em>.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p> pt-BR revistaobutchenieufu@gmail.com (Andréa Maturano Longarezi) revistaobutchenieufu@gmail.com (Roberto Valdés Puentes) Tue, 25 Jun 2024 20:47:47 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O conceito de perejivanie na Teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotski https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74195 <p>O texto que se apresenta traz um recorte de pesquisa maior intitulada "Cartografando o conceito de <em>Perejivanie</em> nas produções acadêmicas brasileiras", sendo desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia da Infância – GRUPEGI/CNPQ, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, sob a coordenação do Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes. Tal recorte é uma incursão na literatura relacionada à Teoria Histórico-cultural, mais especificamente quanto ao conceito de “vivência” (em russo <em>perejivanie</em>), termo ressignificado pelas novas traduções de alguns textos do bielorusso Lev Semionovich Vigotski. Algumas produções que marcaram o estudo desse conceito foram recuperadas e analisadas, o objetivo foi verificar a que outros conceitos o termo “vivência” tem sido relacionado de modo a configurar seu desenvolvimento histórico, notadamente, no contexto brasileiro. Leituras, releituras, sínteses e organização dos dados em pesquisa bibliográfica permitiram a apresentação do tema nas seguintes partes: 1) palavras introdutórias acerca de obras brasileiras, 2) as duas traduções para a Quarta Aula, de L. S. Vigotski, que compõem as Sete Aulas proferidas pelo autor ao final da vida e onde menciona diretamente o conceito de “vivência”, 3) leis estipuladas pelo próprio Vigotski em sua teoria e método e 4) as noções de “vivência” defendidas por autores russos contemporâneos. Tal levantamento evidenciou que o conceito vem sofrendo transformações, ampliando o entendimento acerca da criança em desenvolvimento e com potencialidades de (re)formulação dos currículos de formação inicial e continuada de professores.</p> Ana Lucia Werneck Veiga Copyright (c) 2024 Ana Lucia Werneck Veiga http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74195 Tue, 25 Jun 2024 00:00:00 -0300 A Didática Histórico-Crítica (marxista) no Brasil: reflexões sob a ótica dos autores Tomaschewsky (1966) e Zayas (1999) https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74196 <p>Este artigo analisa os fundamentos da Didática Histórico-Crítica, desenvolvidos pelos teóricos marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no Brasil, em comparação com as concepções teóricas de dois autores internacionais, Tomaschewsky (1966) e Zayas (1999). Toda a investigação é orientada pelo seguinte problema: em que medida a Didática Histórico-Crítica, como parte da proposta pedagógica de educação crítica e emancipadora, no Brasil, representa uma alternativa concreta ao processo de ensino-aprendizagem, desde os critérios teórico-metodológicos universais da didática materialista histórico-dialético<strong>?</strong> O método adotado como referencial para esta investigação se baseia no materialismo histórico-dialético. A metodologia utilizada trata-se de revisão bibliográfica. Para tanto, realizou-se a análise dos fundamentos centrais da Didática Histórico-Crítica, desde a concepção de Duarte (2001), Gasparin (2002), Gasparin e Petenucci (2014), Galvão et. al (2019) e Saviani (1995; 2002; 2008; 2011; 2013), localizando as divergências fundamentais destes autores, em relação ao pensamento dos autores internacionais, estudados nesta pesquisa. O resultado alcançado demonstra que, embora tome o pensamento de Marx e da Psicologia Histórico-Cultural como referência, a Didática Histórico-Crítica apresenta divergências importantes, com relação ao pensamento dos didáticos marxistas internacionais. Diante disso, se afirma a importância da Pedagogia Histórico-Crítica e da Didática Histórico-Crítica para a educação brasileira, enquanto uma visão teórico-metodológica crítica, desde que alinhada à perspectiva educacional universal, na ótica do proletariado.</p> Gracieda dos Santos Araújo, Juan Carlos Rodriguez Cruz Copyright (c) 2024 Gracieda dos Santos Araújo, Juan Carlos Rodriguez Cruz http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74196 Tue, 25 Jun 2024 00:00:00 -0300 Significações atribuídas por professores à formação continuada na pandemia https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74198 <p>Tendo como problemática as demandas para assegurar a continuidade dos processos educativos e o direito às aprendizagens de todos, este estudo buscou compreender as significações que os professores de uma escola pública da rede municipal de ensino de São Paulo atribuem às iniciativas de formação continuada realizadas em 2020 para a implementação do ensino remoto. Os dados foram coletados por meio de entrevistas. A análise ocorreu mediante o procedimento dos núcleos de significação, cujo embasamento teórico se dá nos estudos da psicologia histórico-cultural e com foco nas categorias sentido-significado e necessidades-motivos. Os resultados evidenciam os limites e as potencialidades do processo experenciado, mediante as condições objetivas e subjetivas de trabalho.</p> Luciana Miyano, Itale Luciane Cericato Copyright (c) 2024 Luciana Miyano, Itale Luciane Cericato http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74198 Tue, 25 Jun 2024 00:00:00 -0300 Desafios para a organização da atividade de estudo no contexto da formação de professores https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74199 <p>Com o objetivo de problematizar os desafios postos à efetivação da atividade de estudo no contexto do ensino superior público brasileiro, especialmente no âmbito das licenciaturas, o presente artigo organiza-se, do ponto de vista metodológico, como um ensaio teórico que se tece desde uma análise crítica construída a partir da história do ensino superior e da formação docente no Brasil. O caminho argumentativo proposto possui três pilares: considerações acerca do projeto político-social e educacional historicamente assumido pela universidade pública brasileira e o projeto necessário para uma formação inspirada nos princípios da psicologia histórico-cultural, referencial teórico-metodológico que sustenta o debate apresentado; reflexões sobre os problemas históricos da formação de professores no Brasil e a hegemonia privatista neste campo e, por fim, discussões a respeito dos limites que determinam as condições concretas de estudo de licenciandos considerando problemas no âmbito da permanência estudantil e saúde mental. A partir dessas chaves de análise, pretende-se defender a tese de que a potência crítica e revolucionária da psicologia histórico-cultural, expressa por meio de seu arcabouço teórico-metodológico, irá contribuir para o enfrentamento dos problemas educacionais brasileiros à medida em que partirmos de uma análise concreta das condições, problemas, contradições e desafios postos aos profissionais, famílias, estudantes, militantes e pesquisadores do campo da educação escolar de nosso país. Como síntese das conclusões alcançadas, vislumbra-se a necessidade de profundas mudanças no ensino universitário e na formação docente, principalmente no que se refere ao enfrentamento da lógica e ética privatista, elitista, pragmática e utilitarista que vêm, historicamente, hegemonizando esses campos.</p> Cárita Portilho de Lima Copyright (c) 2024 Cárita Portilho de Lima http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/74199 Tue, 25 Jun 2024 00:00:00 -0300