A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7º ANO

Autores/as

  • Ana Sarah dos Passos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luciene do Nascimento da Cruz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Região; Ensino Fundamental 7º ano; Currículo Referência de Minas Gerais; BNCC; Livro Didático.

Resumen

O presente artigo objetiva fazer uma análise do conteúdo de região na Geografia no livro didático “Expedições Geográficas” (2018) manual do professor do 7º ano do ensino fundamental e vislumbra evidenciar como o conteúdo é apresentado para os docentes e posteriormente repassado aos discentes. A Metodologia para elaboração da pesquisa foi a Pesquisa Qualitativa associada a Pesquisa Bibliográfica para aprofundar a respeito da temática e Pesquisa Descritiva para a realização da análise dos livros didáticos. Identificando possíveis lacunas, que possam comprometer o ensino-aprendizagem, pois o conteúdo de região na Geografia no ensino fundamental ser o aporte para a formação dos alunos, devido permitir a compreensão do espaço geográfico e as relações existentes entre os diversos elementos que o compõem. Para fundamentar nosso estudo utilizamos três pilares na pesquisa sendo estes o Currículo Referência de Minas Gerais (2018) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e o livro didático “Expedições Geográficas” (2018).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Sarah dos Passos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista pelo Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ

Luciene do Nascimento da Cruz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista da Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

dos Passos, A. S., & do Nascimento da Cruz, L. (2023). A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7º ANO. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70897