Herdeiros de Sísifo
uma contribuição para a compreensão do processo inclusão-exclusão na escola e no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-906Palabras clave:
escola, família, inclusão-exclusão na escola, inclusão-exclusão no trabalhoResumen
Busca-se, na presente dissertação, contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de inclusão-exclusão na escola e no trabalho. Este processo é considerado a partir de um enfoque que privilegia experiências e significados, e as interações dos adolescentes com a família, com o trabalho e com a escola.
Desenvolveu-se uma pesquisa de campo com entrevistas de adolescentes e de suas mães. Tais adolescentes exerciam atividades de empacotadores de supermercado e se encontravam, até aquele momento, fora da escola. Por essa via foi possível constatar que a condição de ser trabalhador não retira, por si só, a condição de ser estudante. Neste caso, em particular, não havia nenhuma relação causal entre trabalho e exclusão escolar. A incompatibilidade entre trabalho e escola não é dada, "a priori", mas vai sendo construída num processo mais complexo. Nesse processo, entram em jogo não só as condições de classe social, como também as mediações de valores especiais, as relações e as experiências vividas no âmbito da escola, da família e do trabalho. [...]
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.