Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975

Palabras clave:

Formação de Professores, Formação Inicial, Licenciatura, PIBID

Resumen

Resumo: Este artigo relata os achados de uma pesquisa que buscou identificar e compreender quais experiências formativas vividas por estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) atua de forma a potencializar os processos de socialização profissional que ratificam a escolha inicial pela docência. O estudo é de caráter qualitativo e valeu-se do grupo focal como técnica de produção de dados. A pesquisa foi realizada em 16 cursos de licenciatura, de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais, e revelou que a metodologia de trabalho proporcionada pelo Pibid atua de forma decisiva no processo de descoberta da profissão, em especial as experiências de ensino na sala de aula e o trabalho coletivo em comunidades de práticas.

Palavras-chave: Formação de professores; Formação inicial; Licenciatura; Pibid

Even so, teaching... Training experiences and reaffirmation of choice for teaching

Abstract: His article reports the findings of a research that sought to identify and understand which training experiences undergone by scholarship students from the Institutional Scholarship Program (Pibid) works in a way that enhances professional socialization processes that ratify the initial choice of teaching. The study is qualitative in nature and used the focal group as a technique for producing data. The research was carried out in 16 undergraduate courses, from five Higher Education Institutions (IES) of Minas Gerais, and revealed that the work methodology provided by Pibid plays a decisive role in the process of discovering the profession, especially teaching experiences in the classroom and collective work in communities of practice.

Keywords: Teacher training; Initial formation; Graduation; Pibid

Todavía, enseñando... Experiencias formativas y reafirmación de elección por el magisterium

Resumen: Este artículo reporta los hallazgos de una investigación que buscó identificar y comprender qué experiencias formativas vividas por los becarios del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (Pibid) actúan para potenciar los procesos de socialización profesional que ratifican la elección inicial de enseñando. El estudio es cualitativo y utilizó el grupo focal como técnica para la producción de datos. La investigación se realizó en 16 cursos de pregrado, de cinco Instituciones de Educación Superior (IES) en Minas Gerais, y reveló que la metodología de trabajo brindada por Pibid actúa de manera decisiva en el proceso de descubrimiento de la profesión, especialmente en las experiencias docentes. en el aula y trabajo colectivo en comunidades de práctica.

Palabras clave: Formación docente; Formación inicial; Graduación; Pibid

Data de registro: 29/10/2020

Data de aceite: 22/09/2021

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorene dos Santos, PUC Minas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). E-mail: lorenedossantos@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5755158902601110. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7629-1954.

Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (FE UNICAMP). Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: admir.almeidajunior@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9515279129277383. ORCID: http://orcid.org/0000.0002-7489-4161.

José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: angelogariglio@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6524038089245903. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1163-3714.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Censo da Educação Superior. Notas Estatísticas 2019. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2019-notas_estatisticas2.pdf Acesso: 01/11/2021.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

DOYLE, W. Classroom organization and management. In: WITTROCK, M.C. Hanbook of research on teacher education. Nova York: MacMillan, 1986. p.392-431.

ELACQUA, Gregory et al. Profissão Professor na América Latina: por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo. Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID. Divisão de Educação, 2018.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Educação Pública: a invenção do presente. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise do Conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONDIÇÕES E PROBLEMAS ATUAIS. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. In: Paidéia (Ribeirão Preto). Ribeirão Preto/SP, v.12, n. 24, p. 149-161, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2002000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004

LARROSA, Jorge. Notas sobre experiência e o saber da experiência. In: Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

MARCELO, Carlos. Los comienzos en la docencia: un profesorado con buenos principios. In: Profesorado: Revista de curriculum y formación del professorado. Vol. 13, n. 1, 2009.

MITCHELL, Antoinette. Teacher Identity: A key to increased collaboration. Journal Action in Teacher Education, v.19, n.3, 1997. p.1-14. https://doi.org/10.1080/01626620.1997.10462875

NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, n. 4, p. 109-139, 1991.

NÓVOA, Antonio. O processo histórico de profissionalização do professorado. In: Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, vol.47, n.166, São Paulo, p. 1106-1133, out./dez. 2017. https://doi.org/10.1590/198053144843

ROLDÃO, M C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: vozes, 2005.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade. Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012

ZEICHNER, Kenneth. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação. Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. https://doi.org/10.5902/198464442357

Publicado

2021-12-17

Cómo citar

DOS SANTOS, L.; ALMEIDA JÚNIOR, A. S. de; GARIGLIO, J. Ângelo. Ainda assim, a docência... Experiências formativas e reafirmação da escolha pelo magistério. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 679–717, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-57975. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57975. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos