Autores e modos de entrada no discurso:
um exame a partir da psicologia do desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47900Palabras clave:
Análise do discurso, Formação de professores, psicologia educacional, Estudos foucaultianos, Manuais de ensinoResumen
O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros.
Palavras-chave: Análise do discurso. Formação de professores, psicologia educacional. Estudos foucaultianos. Manuais de ensino.
Descargas
Citas
ADRADOS, I. Orientação Infantil. 5. ed., Petrópolis: Vozes, 1983.
BONOW, I. W. Psicologia educacional e desenvolvimento humano. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.
CANDIOTTO, C. Foucault e a crítica da verdade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica; Curitiba: Champagnat, 2013.
CARVALHO, J.S. A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico. Psicologia USP, São Paulo, 2011, 22 (3), 569-578. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000023
CASASSANTA, G. Manual de Psicologia Educacional. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil 1955.
CUNHA, M. V. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GOULART, I. B. Psicologia da Educação. Petrópolis: Vozes, 1987.
FERREIRA, M. G. Psicologia educacional: análise crítica. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
FISCHER, R. M. B. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 20. ed. São Paulo: Loyola, 2010.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2004.
FOUCAULT, M. A história da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FOUCAULT, M. O que é um autor? 2. ed, s.l., Vega/Passagens, 1992.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
GEENEN, H. Compendio de Psychologia. São Paulo: Monteiro Lobato, 1925.
LOURENÇO FILHO, M. B. Introdução ao Estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1930.
MACHADO, R. Ciência e saber: a trajetória da arqueologia de Foucault. 2. ed. Rio de Janeiro, Graal, 1981.
MARQUES, J. C. Compreensão do comportamento: ensaio de psicologia do desenvolvimento e suas pautas para o ensino. Porto Alegre: Globo, 1979.
OLINTO, P. Psicologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1934.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queirós, 1990.
PIMENTEL, I. Noções de psicologia aplicadas à educação. 6. ed., São Paulo: Melhoramentos, s.d.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1996.
RIBAS, T.F. Foucault: saber, verdade e política. São Paulo: Intermeios, 2017.
ROSA, M. Psicologia evolutiva. v.1: Problemática do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1983.
SANTOS, T. M. Noções de Psicologia Educacional. 6. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955
SILVA, V. B. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo: Unesp, 2018. https://doi.org/10.18616/rsp.v2i2.4248 https://doi.org/10.18616/rsp.v3i1.4578
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 17. ed. São Paulo: Summus, 1992.
VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. 3. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ana Laura Godinho de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.