Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46925Palabras clave:
História da educação, Intelectuais católicos, Livro didático, Reação católicaResumen
Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto de recatolizar a nação; na segunda, mostra-se a importância da CNLD entre os aparatos estatais em consonância com o projeto da construção institucional do governo; e, por fim, na terceira parte, indica-se a posição estratégica de intelectuais católicos na CNLD.
Palavras-chave: História da educação. Intelectuais católicos. Livro didático. Reação católica.
Recatolizing the Nation: Intellectual Catholics in the National Commission of the Didactic Book (1938-1969)
Abstract: This article analyzes the presence of Catholic intellectuals among the members of the National Textbook Commission (CNLD) as an indication of the power relationship between the Catholic Church and the government. Such a strategic position allows us to examine, stimulate, indicate and promote didactic books in the formation of the nation, how to bring Catholic culture closer to nationalist principles. In the first part, there are signs of the Catholic Reaction movement around the project to re-nation the nation; the second shows the importance of the CNLD among state apparatus in line with the government's institutional construction project; and, finally, in the third part, the strategic position of Catholic intellectuals in the CNLD is indicated.
Keywords: History of education. Catholic intellectuals. Textbook. Catholic reaction.
Recatolizar la Nación: Intelectuales Católicos en la Comisión Nacional del libro Didáctico (1938-1969)
Resumen: Este artículo analiza la presencia de intelectuales católicos entre los miembros de la Comisión Nacional del Libro Didáctico (CNLD) como indicio de la relación de poder entre la Iglesia Católica y el gobierno. Tal posición estratégica permite examinar, estimular, indicar y promover los libros didácticos en la formación de la nación, como aproximar la cultura católica de los principios nacionalistas. En la primera parte, se presentan señales del movimiento Reacción Católica en torno al proyecto de recatolizar la nación; en la segunda, se muestra la importancia de la CNLD entre los aparatos estatales en consonancia con el proyecto de la construcción institucional del gobierno; y, finalmente, en la tercera parte, se indica la posición estratégica de intelectuales católicos en la CNLD.
Palabras clave: Historia de la educación. Intelectuales católicos. Libro didáctico. Reacción católica.
Data de registro: 08/02/2019
Data de aceite: 02/03/2020
Financiamento: CAPES
Descargas
Citas
ALEIXO, Pe. José Carlos Brandi. Pe. Leonel Edgard da Silveira Franca, S. J.: Reitor da primeira Universidade Católica do Brasil. Pensam. Real, São Paulo, v. VII, n. 15, p. 107-120, 2004.
ARDUINI, Guilherme Ramalho. O Centro D. Vital: estudo de caso de um grupo de intelectuais católicos do Rio de Janeiro entre 1920 e 1940. In: RODRIGUES, Cândido Moreira; PAULA, Christiane Jalles (Org). Intelectuais e militância católica no Brasil. Cuiabá: EDUFMT, 2012.
BRASIL. Decreto-lei nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Estabelece as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, DF, p. 27705, jan. 1939. Seção 1.
CAMPELO, Tais. Jonathas Serrano, narrativas sobre cinema. Cadernos de Ciências Humanas. Especiaria. V. 10, n.17, jan./jun., p. 57-76, 2007.
CAMPOS, Névio de. Intelectuais e igreja católica no Paraná: 1926-1938. Ponta Grossa: UEPG, 2010.
CARVALHO, Marta M. C. de. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteira, Dourado, MS, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez. 2011.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas (11): p. 5-24. abr. 2002.
D`ELBOUX, Pe. Luiz Gonzaga da Silveira. O padre Leonel Franca S. J. Rio de Janeiro: Agir, 1953.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; BRITO, Jader de Medeiros. Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, MEC-Inep, 1999.
FERREIRA, Rita de Cássia Cunha. A Comissão Nacional do Livro Didático durante o Estado Novo (1937 - 1945). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
FILGUEIRAS, Julia Miranda. Os processos de avaliação dos livros didáticos no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, PUC – SP.
FREITAS, Itamar. A historiografia escolar na Comissão Nacional do Livro Didático: pareceres de Jonathas Serrano (1938/1941). História & Ensino. Londrina, v. 12, p. 141-156, ago. 2006. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p141
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MOURA, Carlos André Silva de Moura. Restaurar todas as coisas em Cristo: Dom Sebastião Leme e os diálogos com os intelectuais durante o movimento de recatolizar no Brasil (1961-1924). In: RODRIGUES, Cândido Moreira; PAULA, Christiane Jalles de Paula (Org). Intelectuais e militância católica no Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
NERY, P.J. de Castro. Programa de ação católica. São Paulo: Ed. Nacional, 1933.
PINHEIRO FILHO, Fernando Antonio. A invenção da ordem Intelectuais Católicos no Brasil. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, v. 19, n. 1, p. 33-49, jun. 2007. https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100003
RODRIGUES, Cândido Moreira. A Ordem: uma revista de intelectuais católicos (1934-1945). Belo Horizonte: Autêntica/FAPESP, 2005.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY; Helena Maria Bousquet; COSTA; Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra: Fundação Getúlio Vargas, 2000.
SILVA, Giovane José da. O Batismo de Clio: catolicismo-social e história em Jonathas Serrano (1908-1931). 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de São João del Rei.
VELLOSO, Mônica Pimentel. A Ordem: uma revista de doutrina política e cultura católica. Revista de Ciência Política. v. 21, n. 3, p. 117-160, jul./set. 1978.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Aldemir Barbosa da Silva, Celso João Carminati
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.