Apresentação: Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução

Autores/as

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-02

Palabras clave:

Apresentação, Dossiê, Currículo

Resumen

Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução

"Longe de finalizar toda luta e toda relação de poder, a emancipação como instituição do comum tem por efeito transferir o conflito para uma nova arena ou novo terreno." (Pierre Dardot)

Os sentidos referentes ao conhecimento escolar são aqueles historicamente situados em um campo controverso. Inúmeras tradições remeteram-se a esta questão valendo-se de poderosas metáforas como "conversa complicada" (Willian Pinar), "questão controversa" (Gimeno Sacristán) ou mesmo "território contestado" (Tomaz Tadeu da Silva). O que parece recorrente aos diferentes argumentos é que, inevitavelmente, os debates sobre aquilo que a escola ensina dimensionam-se em um campo político. A hipótese mobilizada para este texto de apresentação remete-se à perspectiva de que se torna necessário reinscrever o conhecimento escolar no território do comum, justamente em um tempo em que a composição das políticas públicas é permanentemente reposicionada pela primazia da responsabilização dos indivíduos e pela mudança nos agenciamentos públicos realizados pelo Estado. Repolitizar a discussão acadêmica sobre o conhecimento escolar constitui-se como tarefa indispensável para o nosso tempo.

Sob tal horizonte, a ser ampliado a seguir, o presente dossiê temático inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e procura estabelecer uma reflexão sistemática e interdisciplinar acerca da questão das políticas de constituição do conhecimento escolar. Foram compilados estudos sobre a temática proposta desenvolvidos por pesquisadores de variadas instituições de ensino superior, situadas tanto no contexto brasileiro quanto em países europeus e latino-americanos. No contexto de nosso país, este dossiê justifica-se pelas emergentes discussões acerca do desenvolvimento de políticas para a definição de um currículo nacional, materializadas na recente proposição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

[...]

Data de submissão: 06/11/2017

Data de aceite: 23/05/2018

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Publicado

2018-04-30

Cómo citar

SILVA, R. R. D. da. Apresentação: Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 64, p. 19–24, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43194. Acesso em: 3 ene. 2025.

Número

Sección

Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução