Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08Palabras clave:
Currículo., EntrevistaResumen
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B).
Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica.
[...]
Data de submissão: 06/11/2017
Data de aceite: 23/05/2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Roberto Rafael Dias da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.