Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2019Palabras clave:
Ideologia, Geografia, Escola, Instituição social, Espaço da fábrica, EnsinoResumen
Estamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia.
Quem institucionalizou a escola? Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central.
Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação na sociedade mais ampla. Ora, participamos da vida social no sentido lato através do trabalho. Nesse sentido, ainda que soe como paradoxo, a escola é também um espaço de trabalho. Certamente, não é o espaço da fábrica, mas exige disciplina (intelectual); nem o do folguedo, embora às vezes se transforme no “jogo de ensinar”.
[…] Será que estamos negando o conhecimento, que, sob a forma de conteúdos “didaticamente” selecionados e distribuídos, parece ter sustentado a escola durante muito tempo?
[…]
Palavras-chave: Ideologia; Geografia; Escola; Instituição social; Espaço da fábrica; Ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Vânia Rúbia Farias Vlach
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.