Filosofar para quê?

Autores/as

  • Reinaldo Matias Fleuri Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1995

Palabras clave:

Filosofar, Sentido da filosofia, Pedagogia, Ensino

Resumen

Este texto surgiu como um esboço precário de algumas ideias que vêm sendo discutidas nos encontros de professores de filosofia do Triângulo Mineiro e no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Nestas discussões tem se evidenciada a necessidade de se explicar a motivação, o conteúdo e o processo de avaliação do ensino de filosofia nos 2º e 3º graus, sobretudo em cursos de graduação não específicos de filosofia. Aqui focalizamos prioritariamente a questão do sentido da filosofia, tentando explicitar o objetivo, a metodologia, o conteúdo e o sujeito do ato de filosofar, assim como as suas implicações pedagógicas da escola. Nossa expectativa é que o presente texto sirva como ponto de referência inicial para a discussão de algumas questões de modo a subsidiar posicionamentos mais claros e definidos que, aí sim, possam ser expressos em textos mais consistentes. A filosofia tem sido entendida originariamente (PLATÃO) como a busca da sabedoria, ou seja, como a procura de se compreender os problemas da realidade de modo radical e global. Este sentido tem sido recuperado atualmente. [...]

Palavras-chave: Filosofar; Sentido da filosofia; Pedagogia; Ensino.

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Biografía del autor/a

Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Pedagogia Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2009-04-28

Cómo citar

FLEURI, R. M. Filosofar para quê?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 85–90, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1995. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1995. Acesso em: 23 nov. 2024.