Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência

Autores/as

  • Luciana Gruppelli Loponte UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658

Palabras clave:

Arte contemporânea, Formação estética, Docência

Resumen

Resumo: Este trabalho trata sobre as possibilidades e potencialidades que a arte e em especial, a arte contemporânea, podem ter para a formação estética docente. As principais indagações da pesquisa são alimentadas pelo trabalho específico com formação docente em arte (e outras áreas) e pelas provocações teóricas dos filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche. O presente trabalho apresenta algumas conclusões preliminares da pesquisa “Arte e estética da docência”, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que envolveu a criação e o acompanhamento de um grupo de estudos de docentes da Educação Básica de diferentes níveis de ensino e áreas disciplinares, tendo como eixo condutor a arte e a experiência estética.

Palavras-chave: Arte contemporânea; Formação estética; Docência.

 

Abstract: This paper treats about some possibilities and potentialities that art, and in special contemporary art, has to contribute in the aesthetic teacher formation. Centrals questions of this research is fomented by the specific work in teacher formation with art (and another fields) and “theoretical provocations” that comes from Michel Foucault and Friederich Nietzsche. The paper presents a few preliminary conclusions from the research “Art and aesthetic of teaching”, with funding of CNPq, that involved the creation and monitoring of a study group of basic education teachers, from different educational levels and discipline areas, with art and aesthetic experience as central focus.

Keywords: Contemporary art; Aesthetic formation; Teaching.

 

Data de registro: 09/01/2012

Data de aceite: 19/02/2014

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Gruppelli Loponte, UFRGS

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. Email: luciana.arte@gmail.com

Citas

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.

DIAS, Rosa. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

_______. Nietzsche e a “fisiologia da arte”. In. ______. Nietzsche e os gregos: arte, memória e educação: assim falou Nietzsche V. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 195-204.

_______. Nietzsche e a música. São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí, RS: Unijuí, 2005.

FARINA, Cynthia. Formação estética. Saber, subjetivação, contemporaneidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 1-13.

FISCHER, R. M. B. Docência, cinema e televisão: questões sobre formação ética e estética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 93-102, jan./abr. 2009.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. História da sexualidade v. 2: O uso dos prazeres. 8. ed., Rio de Janeiro: Graal, 1998.

______. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: DREYFUS, Hubert ; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 253-278.

FRIGERIO, Graciela; DIKER, Gabriela (Comp.). Educar: (sobre) impresiones estéticas. Buenos Aires: Del estante, 2007.

GALLO, Sílvio. Cuidar de si e cuidar do outro: implicações éticas para a educação dos últimos escritos de Foucault. In: GONDRA, José; KOHAN, Walter (Org.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 177-189.

GROS, Frédéric. O cuidado de si em Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 127-138.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Formação de professores: o convite da arte. In: OSTETTO, Luciana E.; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2004. p. 11- 24.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte da docência em arte: desafios contemporâneos. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: UFSM, 2007, p. 231-249.

_______. Docência artista: arte, gênero e ético-estética docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 43, p. 35-55, jun. 2006.

_______. Docência Artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. 2005. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação., Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

NIETZSCHE, Friederich. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

______. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. 12 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003a.

_______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PETERS, M. A. Pesquisa educacional: os “jogos da verdade” e a ética da subjetividade. In: PETERS, Michael A.; BESLEY, Ti. (Org.). Por que Foucault?: novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 189-200.

TELLES, J. A. Pesquisa educacional com base nas artes: pensando a educação dos professores como experiência estética. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 509-530, set./dez. 2006.

Publicado

2014-09-24

Cómo citar

GRUPPELLI LOPONTE, L. Arte contemporânea, inquietudes e formação estética para a docência. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 643–658, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p643-658. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14248. Acesso em: 23 nov. 2024.