EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-11Palabras clave:
Educação. Relação. Transformação. Contato.Resumen
* Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Coordena o Grupo de Pesquisa "Educação, História e Cultura: Brasil, 1549-1759" - Dehscubra. jmpaiva@unimep.br Agradeço as contribuições do Prof. Valdemar Sguissardi e da Prof.ª Elisângela de Fátima Pedroso Braga.
Educação
Resumo: Descreve-se primeiramente o entendimento comum que se tem de educação, questionando em seguida os conceitos aí compreendidos, como aprendizagem e desenvolvimento humano. Enfatiza-se o conviver como condição humana, realçando-se a historicidade como postulado fundamental para a compreensão do conviver. Passa-se, então, ao campo teórico, analisando as propriedades da relação, e afirma-se que a educação se realiza como aprendizagem pela transformação que se opera em nós ao contato com o outro. Conclui-se propondo reflexões sobre a escola.
Palavras-chave: Educação. Relação. Transformação. Contato.
Abstract: This article starts by describing what is normally understood by 'education', questioning its inherent concepts of 'learning' and 'human development'. The emphasis is on life in society as a fact/condition of life, highlighting the historicity as the main postulate for its understanding. It goes on then to a more theoretical ground, and analyses the features of the concept of 'relationship'. The stance taken is that education happens as a learning process by the transformation that happens on people through human interaction. Finally, it concludes proposing thoughts about the school.
Keywords: Education. Relationship. Transformation. Interaction.
Referências:
BOYER, Carolus. Cursus Philosophiae. Bruges: Desclée de Brouwer, 1937.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999 [1995]
COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. In: Os Pensadores, v. XXX. São Paulo: Abril, 1973
DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 3ª ed. Intr. de Paul Fauconnet; trad. de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952.
EBY, Frederick. História da Educação Moderna: teoria, organização e práticas educacionais. Porto Alegre: Globo/Brasília: INL, 1976 [1952]
HUBERT, RENÉ. História da Pedagogia. São Paulo: Nacional/Brasília: INL, 1976 [1949]
LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogia. São Paulo: Nacional, 1953 [1950]
MARÃAS, Julián. Historia de la Filosofía. 20ª ed. Madrid: Revista de Occidente, 1967, [1941]
MAYER, Frederick. História do pensamento educacional. Rio de Janeiro: Zahar, 1976 [1973]
RICH, John Martin. Bases humanísticas da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 [1971]
Data de Registro: 03/11/09
Data de Aceite: 18/08/10
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.