A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica

Autores

  • Evaniel Brás dos Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-08

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Mestria

Resumo

A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica

O propósito deste artigo é apresentar um quesito fundamental pertencente à noção de educação na patrística e escolástica, a saber: a mestria filosófica, esta que, aqui, possui um sentido muito preciso, qual seja, o reconhecimento da própria maturidade racional no que toca às autoridades filosóficas, o que implica, necessariamente, na aquisição da consciência de que, numa perspectiva estritamente humana, natural, em determinadas áreas científicas, não há outro magister além da própria razão, do exercício contínuo da inteligência empreendida pelo próprio magister de modo que, naquelas áreas, o magister não possui outro magister em filosofia.

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Mestria. 

The notion of education for philosophical mastery in the patristic and scholastic

Abstract: The purpose of this article is to present a fundamental question pertaining to the notion of education in the patristic and scholastic, namely: philosophical mastery, which here has a very precise meaning, namely, the recognition of rational maturity itself as regards the philosophical authorities, which necessarily imply  in the acquisition of the awareness that in a strictly human, natural perspective, in certain scientific areas, there is no other magister beyond reason itself, of the continuous exercise of intelligence undertaken by the magister himself so that in those areas, the magister has no other magister in philosophy.

Keywords: Education; Philosophy; Mastery.

La noción de educación para la maestría filosófica en la patrística y escolástica

Resumen: El propósito de este artículo es presentar un aspecto fundamental perteneciente a la noción de educación en la patrística y escolástica, a saber: la maestría filosófica, ésta que, aquí, tiene un sentido muy preciso, es decir, el reconocimiento de la propia madurez racional en lo que toca a las autoridades filosóficas, lo que implica, necesariamente, en la adquisición de la conciencia de que, desde una perspectiva estrictamente humana, natural, en ciertas áreas científicas, no hay otro magister más allá de la propia razón, del ejercicio continuo de la inteligencia emprendida por el propio magister de modo que, en aquellas áreas, el magister no posee otro magister en filosofía.

Palabras clave: Educación; Filosofía; Maestria.

Data de registro: 20/06/2017

Data de aceite: 20/12/2017

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Biografia do Autor

Evaniel Brás dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Filosofia pela UNICAMP.  Membro do grupo de pesquisa "Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas" (certificado pela UNICAMP e credenciado junto ao CNPq). Participa como integrante do projeto 

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

dos Santos, E. B. (2018). A noção de educação para a mestria filosófica na patrística e escolástica. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 32(65), 695–724. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-08