https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/issue/feed BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS 2024-07-12T13:14:02-03:00 Profa. Dra. Milena Almeida Leite Brandão bejomufu@gmail.com Open Journal Systems <p>O periódico Brazilian Electronic Journal of Mathematics (BEJOM) é um veículo do Curso de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de registro e divulgação científica, de acesso livre, que tem como objetivos publicar resultados, finais ou parciais, de pesquisas científicas; resenhas/revisões de produções científicas ou acadêmicas; relatos de experiências e produtos educacionais obtidos em programas de mestrado profissional, realizadas no âmbito das áreas de educação, probabilidade e estatística, matemática pura e aplicada e que apresentem consistência e rigor em sua abordagem. As contribuições devem ser originais e inéditas.</p> <p>O periódico, hospedado no <strong><a href="https://seer.ufu.br">Portal de Periódicos da UFU</a>,</strong> tem cadastro <strong>eISSN 2675-1313</strong> e todos os artigos são identificados por DOI (Direct Object Identifier) individual.</p> <p>Durante o período de 2020 a 2022 foi utilizada a publicação em volumes anuais, com dois números (jan/jun e jul/dez), com periodicidade semestral.</p> <p>A partir de 2023 o periódico passou a adotar a publicação em fluxo contínuo, em volumes anuais. Com a adoção do fluxo contínuo, não haverá necessidade de aguardar a composição final do volume para a publicação de cada artigo, de forma que o prazo para a publicação dependerá apenas do processo de avaliação (anônima) por pares. Isso promove agilidade no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas.</p> <p> </p> <p> </p> https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71825 Abordagem de objetos de conhecimento de matemática por meio de jogos 2024-01-22T19:48:29-03:00 Maria Gabriela Pereira dos Santos mariagabriela2018santos@gmail.com Marcos Fernandes Amorim amorim.amorim@discente.ufcat.edu.br Elida Alves da Silva elida_alves@ufcat.edu.br Porfírio Azevedo dos Santos Júnior porfirio_junior@ufcat.edu.br <p>A crescente complexidade do mundo contemporâneo, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças socioculturais, demandam habilidades matemáticas substancialmente diferentes das necessárias em épocas passadas. A adoção de jogos como uma metodologia alternativa e a inserção de materiais concretos em atividades educacionais, auxiliam na construção e produção de conhecimentos necessários nesse cenário. Visando aproveitar esses instrumentos, propôs-se um projeto de extensão/pesquisa com três objetivos – estabelecer uma parceria com a escola campo; promover intervenções visando a aprendizagem das quatro operações básicas e cálculos com dinheiro, por meio de uso de materiais concretos e jogos matemáticos; e avaliar as competências adquiridas pelos<br />participantes. Ao final da investigação, os objetivos foram atingidos e obteve-se como resposta para a questão norteadora – Como a abordagem de objetos de conhecimento por meio de jogos influencia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental? – que essa abordagem influencia positivamente na construção de conhecimentos por parte dos envolvidos, bem como torna a relação com a matemática mais prazerosa.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Gabriela Pereira dos Santos, Marcos Fernandes Amorim, Elida Alves da Silva, Porfírio Azevedo dos Santos Júnior https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71820 Abordando a diversidade no ensino de matemática: o Desenho Universal para a Aprendizagem como uma possibilidade de promover o acesso ao currículo 2024-01-24T15:11:28-03:00 Magno de Alcântara Leite magno.leite@educacao.mg.gov.br Mario Donizete Rodrigues de Oliveira mario.donizete@educacao.mg.gov.br Sandra Gonçalves Vilas Bôas sandra.vilasboas@uniube.br <p>Este artigo apresenta uma sequência de atividades com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), desenvolvida durante um curso de extensão do Projeto Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O curso, conduzido pelo subgrupo Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual e Auditiva, teve como foco a inclusão desses alunos em salas de aula regulares. A atividade sugeriu a elaboração de uma aula envolvendo pelo menos um aluno com deficiência visual ou auditiva no contexto do ensino regular. Buscando promover uma aprendizagem inclusiva, temos como objetivo propor uma sequência de atividades baseada no DUA, a partir de uma dada situação-problema, a ser resolvida por uma turma de 4º ano do ensino regular, e que contemple um aluno com deficiência visual. A abordagem do DUA visa criar um ambiente educacional que elimine barreiras de aprendizagem, valorizando cada aluno, independentemente de suas necessidades individuais. O DUA promove a acessibilidade ao currículo e uma educação inclusiva, reconhecendo a diversidade de estilos de aprendizagem. Ao planejar uma sequência de atividades baseada no DUA, o enfoque não se limita à deficiência do aluno, mas considera sua singularidade. A expectativa é que, ao atender às necessidades individuais e diversificadas dos estudantes, seja possível contribuir para aprendizagem e promover uma experiência educacional inclusiva e enriquecedora. Essa abordagem beneficia todos os alunos com deficiência, ou não, possibilitando promover e respeito às diferenças e preparando os alunos para um mundo mais inclusivo. O artigo destaca a importância de incorporar o DUA como estratégia educacional inclusiva, demonstrada por uma sequência de atividades como exemplo prático de sua aplicabilidade.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Magno de Alcântara Leite, Mario Donizete Rodrigues de Oliveira, Sandra Gonçalves Vilas Bôas https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71673 Ensinando conceitos matemáticos por meio de oficinas na plataforma GeoGebra nos anos finais do ensino fundamental 2024-01-10T10:00:53-03:00 Matheus Carvalho Carrijo Silveira matheuscarrijo@ufu.br Arianne Vellasco Gomes arianne.vellasco@ufu.br Fabiana Fiorezi de Marco fabiana.marco@ufu.br <p>O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de oficinas na plataforma GeoGebra com estudantes de 6º ano do ensino fundamental para trabalho com dois temas distintos: perímetro e área e frações. Foram utilizados materiais públicos existentes na plataforma GeoGebra para a criação das propostas que serão relatadas. O GeoGebra é um aplicativo livre que promove o trabalho colaborativo entre professores por meio de um acervo de materiais publicados por estes, então, na elaboração dessas propostas, foram feitas pesquisas na plataforma com o objetivo de aprender com outros professores e enriquecer a proposta construída. Em suma, a mediação do professor é essencial para que a utilização das tecnologias não perca o sentido e auxilie o professor a atingir seus objetivos de ensino e a estimular que os estudantes criem conhecimento de forma autônoma. A parceria entre a professora supervisora, professora coordenadora e o licenciando voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência foram de suma importância para que essas propostas desenvolvessem os conceitos almejados nas aulas.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Arianne Vellasco Gomes, Fabiana Fiorezi de Marco https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71771 Explorando a matemática na construção de aplicativos do App Inventor 2024-04-08T16:10:19-03:00 João Vitor Souza Leal joao.leal@discente.ufcat.edu.br Daniel da Silveira Guimarães danielguimaraes@ufcat.edu.br Fernando da Costa Barbosa fcbarbosa@ufcat.edu.br <p>Este relato descreve um projeto inovador na interseção da tecnologia digital e da educação matemática implementado no primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual no interior de Minas Gerais. O projeto visou equipar os estudantes com habilidades fundamentais de programação através do uso do MIT App Inventor, com o intuito de aplicá-las na compreensão de equação do segundo grau e no estudo da Matemática financeira. A experiência procurou não apenas introduzir conceitos de programação de forma didática e acessível, mas também demonstrar sua aplicabilidade prática e reforçar o conteúdo matemático através do desenvolvimento de aplicativos relevantes. Os resultados preliminares indicam um aumento significativo no engajamento dos estudantes e uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos abordados.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 João Vitor Souza Leal, Daniel da Silveira Guimarães, Fernando da Costa Barbosa https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71830 Grandezas incomensuráveis e números irracionais 2023-12-21T13:18:20-03:00 Fabrício Oliveira Silva dante_1306@hotmail.com Márcio Roberto Rocha Ribeiro marcio.ribeiro@ufcat.edu.br <p>Alguns livros de história da matemática, assentam que a descoberta de grandezas incomensuráveis, por volta do século V, Antes da Era Comum, esteve seguida de uma crise de fundamentação lógica nas estruturas da matemática. Notamos, a partir de algumas publicações e artigos, que essa crise de fundamentos talvez tenha sido um equívoco ou má interpretação dos escritos da antiguidade, pois, caso tenha ocorrido, ela não alterou os rumos das descobertas gregas. A solução proposta por Eudoxo decorre da evolução dos estudos que estavam em curso e, dois milênios depois, serviu como base para a construção dos cortes de Dedekind, basilar à concepção do conceito rigoroso de números reais (racionais e irracionais). Esse trabalho de pesquisa bibliográfica tem o intuito de revisitar e retomar, a partir do caráter histórico matemático, as principais ideias que despontaram com o surgimento das grandezas incomensuráveis e suas particularidades, desde a antiguidade grega, passando por sua consumação que culminou na ideia formal de números irracionais até chegarmos à atualidade. Como contribuição principal desse trabalho, destacamos a apresentação de novas perspectivas e enfoques do tema em voga a partir de olhares lançados ao passado por intermédio dos fatos históricos, possibilitando compreender como se deram os encadeamentos de ideias no percurso temporal, contribuindo com a ampliação da compreensão dos objetos e conceitos matemáticos na atualidade.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fabrício Oliveira Silva, Márcio Roberto Rocha Ribeiro https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71803 Matemática financeira e programação: um relato de experiência no contexto do ensino superior 2024-03-18T17:03:54-03:00 Francisco Vieira dos Santos francisco_vyeyra@hotmail.com Felipe Veras Machado epilef231veras@gmail.com Juscileide Braga de Castro juscileide@virtual.ufc.br <p>Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a criação de um aplicativo móvel na plataforma <em>App Inventor</em> no âmbito da disciplina de Matemática Comercial e Financeira do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Para isso, foi realizado um estudo descritivo durante o semestre 2023.1 como parte da formação inicial de professores de Matemática. Foi desenvolvido um aplicativo que, a partir dos dados recebidos, calcula o montante, capital, taxa ou período de movimentações financeiras. A análise dos registros evidenciou que o processo de construção do aplicativo é um ponto crucial, no qual elementos do currículo escolar emergem, garantindo assim a possibilidade de inserção na escola. Habilidades relacionadas ao currículo do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como competências específicas 2 e 5, podem ser abordadas diretamente. Além da atividade de criação, que envolve programação, os alunos realizaram os ajustes necessários para incorporar as fórmulas matemáticas ao algoritmo. Portanto, esta experiência proporciona oportunidades para impulsionar o ensino de Matemática por meio das tecnologias, como na criação de soluções que consideram a Matemática como um fio condutor para efetivar e validar propostas dentro e fora da sala de aula.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Francisco Vieira dos Santos, Felipe Veras Machado, Juscileide Braga de Castro https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71619 O laboratório de ensino de Matemática como espaço potente para ações de ensino, pesquisa e extensão 2024-01-22T19:39:34-03:00 Ana Cláudia Molina Zaqueu Xavier anaclaudiam.zaqueu@gmail.com <p>Apresentar algumas ações realizadas no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica, e como elas contemplam ações de ensino, pesquisa e extensão, são objetivos desse trabalho. Para isso, dialogamos sobre como temos compreendido o LEM, ou seja, como um espaço que se caracteriza por sua versatilidade e possibilidades plurais de ações vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão e apresentamos suas três frentes de trabalhos, a saber: (1) Ensino: aulas de componentes curriculares vinculadas tanto ao currículo da Licenciatura em Matemática quanto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - Mestrado Profissional e “LEM de portas abertas”; (2) Pesquisa: Grupo de estudos sobre o Clube de Matemática, o qual está alicerçado em princípios da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvimento de iniciações científicas (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TCC); e Extensão: (3) oficinas e minicursos voltados para estudantes de graduação e professores da rede, “EXPOLEM” e “LEM itinerante”. Por fim, concluímos, sobretudo a partir da análise de questionários eletrônicos, que esse trabalho junto ao LEM têm propiciado vivências significativas para os envolvidos, estimulado a consciência de inacabamento do processo formativo, importância do trabalho em grupo, do intercâmbio de saberes e práticas e ciência de que a formação se dá nos mais diversos espaços que não, apenas, os institucionalizados.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Molina Zaqueu Xavier https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71674 Proposta didática de triângulos e quadriláteros no 6º ano do ensino fundamental com a plataforma GeoGebra 2024-01-10T15:36:03-03:00 Arianne Vellasco-Gomes arianne.vellasco@ufu.br Matheus Carvalho Carrijo Silveira matheuscarrijo@ufu.br Fabiana Fiorezi de Marco fabiana.marco@ufu.br <p>Entendemos que a utilização de tecnologias digitais nas aulas de matemática, temática de diversas pesquisas em Educação e Educação Matemática, busca, primordialmente, integrar o estudante contemporâneo ao uso do potencial dos softwares e do computador no processo de ensino e aprendizagem. No presente relato, é discutido a elaboração de uma proposta didática e seus resultados na aprendizagem dos estudantes e na formação dos autores. O objetivo deste trabalho é relatar a elaboração, desenvolvimento, resultados e discussão de uma proposta didática para o 6º ano do Ensino Fundamental acerca do tema “triângulos e quadriláteros”, com auxílio do software GeoGebra. O software GeoGebra é um aplicativo de código livre que promove o compartilhamento e publicação de materiais e construções que podem ser utilizados pelos professores em suas salas de aula. Os resultados demonstram que a mediação dos professores durante a proposta teve muita importância no processo de ensino e aprendizagem no ambiente computacional.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Arianne Vellasco-Gomes, Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Fabiana Fiorezi de Marco https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71832 Relações entre criação de jogos digitais e a aprendizagem matemática na educação 2024-02-06T15:24:20-03:00 Taynara Derci Babugem Mesquita taynaramesquita29@gmail.com Crhistiane da Fonseca Souza crhisfsouza@ufcat.edu.br Fernando da Costa Barbosa fcbarbosa@ufcat.edu.br <p>Esta pesquisa investiga a interação de alunos do Ensino Fundamental com o recurso tecnológico e educacional Scratch, com o objetivo de instruí-los sobre programação em bloco e explorar conhecimentos matemáticos. O estudo é conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso etnográfico. Os participantes são oito alunos do 6º ano de uma escola pública em Catalão-GO, e o projeto é realizado no Laboratório de Informática da escola, durante o contraturno, no ano de 2019. Os alunos criaram jogos digitais como forma de se familiarizarem com a tecnologia e a linguagem computacional, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e criativas. O objetivo principal da pesquisa é responder à pergunta: “Quais são as contribuições do Scratch para o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental?”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e registros fotográficos das atividades dos alunos, sendo analisados em dois eixos: “Aprendendo sobre e com o Scratch” e “Produzindo com o Scratch”. Os resultados revelam que os participantes adquiriram conceitos matemáticos e noções básicas de programação, destacando-se a Lógica Computacional, o Plano Cartesiano e as Frações como áreas de destaque.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Taynara Derci Babugem Mesquita, Crhistiane da Fonseca Souza, Fernando da Costa Barbosa https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/71804 Resolvendo problemas matemáticos na cozinha 2024-02-29T20:35:37-03:00 Dhâmarys Alves Bizerra dhamarysalvesbizerra@gmail.com Marta Borges martaborges@ufcat.edu.br <p>O estudo da matemática tem sido favorecido por uma inovação de métodos e abordagens explorados em ambientes de aprendizagem criados nas escolas, a partir de alternativas envolvendo atividades dinâmicas e outros materiais didáticos. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade de ensino por meio da junção de resolução de problemas matemáticos com a culinária, no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Catalão, em conjunto com o componente curricular de Estágio Supervisionado. A pesquisa teve abordagem qualitativa e natureza exploratória, e buscou investigar como trabalhar as estratégias de resolução de problemas junto com a culinária, especificamente, na parte da confeitaria. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2023, com estudantes do Ensino Médio, de uma escola estadual de tempo integral, em Catalão-GO, que participavam de uma disciplina eletiva. A atividade proposta consistiu de uma situação-problema, envolvendo a receita de um bolo de chocolate do tipo <em>brownie</em>, e teve o objetivo de calcular o custo dos ingredientes. Foi possível perceber que a interação e o compartilhamento de saberes foram significativos, porque, além de favorecer a aplicação das estratégias de resolução de problemas, sob a mediação das professoras, possibilitaram que os estudantes também pudessem ser mais proativos.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Dhâmarys Alves Bizerra, Marta Borges https://seer.ufu.br/index.php/BEJOM/article/view/74365 Apresentação 2024-07-08T18:24:19-03:00 Editores do BEJOM e organizadores do SiTAPEM tania.carvalho@ufu.br <p>É com grande satisfação que o Conselho Editorial do periódico BEJOM apresenta o dossiê Trajetórias e Aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática. Os artigos que compõem este volume fazem parte do rol de trabalhos apresentados no Simpósio sobre Trajetórias e Aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática (SiTAPEM). Um evento de carácter nacional, criado em 2023 com o intuito de promover a interação entre estudantes, professores e pesquisadores da área da educação matemática, integrando escolas de Educação Básica, instituições de ensino superior e a comunidade (que muitas vezes interage de forma indireta). Este conjunto de artigos representa uma contribuição significativa para o entendimento das complexas trajetórias profissionais e processos de aprendizagem vivenciados pelos educadores matemáticos.</p> 2024-07-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Editores do BEJOM e organizadores do SiTAPEM