A escrita como formativa de professores: pesquisa na extensão universitária

Autores

  • Benedita de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Waldiney Gomes de Aguiar Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20637

Palavras-chave:

Extensão

Resumo

Este estudo apresenta e analisa experiência de formação de professores de escolas do campo realizada em projeto de Extensão Universitária. Tomando a escrita como estratégia formadora, e sob os pressupostos da teoria histórico-cultural, busca-se identificar a ampliação de conhecimentos sobre a prática pedagógica pelos professores. Os resultados evidenciam a escrita como potencializadora do engajamento na formação e da possibilidade de apropriação de conhecimentos necessários ao trabalho educativo. Destaca-se, também, a importância da relação do docente universitário com a escola de ensino básico como fecundo campo para pesquisa das questões educacionais, por instaurar uma dinâmica de estudos entre os professores, aproximar a pesquisa educacional à concretude das escolas e introduzir a escola real como objeto de reflexão nos cursos de pedagogia e licenciatura, caracterizando a ação de Extensão como uma intervenção política, capaz de possibilitar a reflexão e a ação organizada dos participantes, objetivando a solução de relevantes problemáticas educacionais. Palavras-chave: Extensão universitária. Formação de professores. Escrita-formação. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedita de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas da UNIOESTE, Curso de Pedagogia, com atuação em formação de professores, alfabetização, escrita e ensino de Língua Portuguesa.Doutorado em Educação (USP). Mestrado em Educação Escolar (UNESP-FCLCAr). Graduação em Letras (UNESP-FCLCAr).

Waldiney Gomes de Aguiar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Assistente do Centro de Ciências Humanas da UNIOESTE, Curso de Geografia, com atuação em Geografia, ênfase em ensino. Mestrado em Geografia Humana (USP). Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

19-07-2011

Como Citar

ALMEIDA, B. de; AGUIAR, W. G. de. A escrita como formativa de professores: pesquisa na extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n12011-20637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20637. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência