História e música: considerações sobre suas possibilidades de interação
DOI:
https://doi.org/10.14393/HeP-v31n58-2018-2Abstract
Este artigo propõe considerações teóricas e metodológicas acerca das relações possíveis entre Música e História. São considerados, principalmente, quatro tipos de interacções: A Música como recurso para a História; a música como objeto de estudos para a História; música como meio de representação para a História ou para a historiografia; e, por fim, o potencial da relação interdisciplinar dirigido a partir da Música para a História, considerando-se, como exemplos, as possibilidades de usos historiográficos de conceitos musicais como "polifonia" ou "acorde".
PALAVRAS-CHAVE: Música. Historiografia. Fontes Musicais. História da Música. Interdisciplinaridade.
ABSTRACT: This article proposes theoric and methodological considerations around the possible relations between Music and History. There are considered, mainly, four kinds of interactions: Music as source to the History; Music as object of studies for History; Music as mean of representation for the History or for the Historiography; and, finally, the potential interdisciplinary relation directed from Music for the History, considering, as central examples, the possibilities of historiographical uses of musical concepts like "polyphony" or "chord".
KEYWORDS: Music. Historiography. Musical sources. Music history. Interdisciplinarity.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.