Saberes e práticas educativas de crianças tupinambá do século XVII
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O livro originou-se da dissertação de mestrado defendida em 2019 no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Nesta obra, Jane Buecke analisa os sentidos da infância, as práticas educativas e os saberes culturalmente produzidos na tessitura do cotidiano social das crianças tupinambá que viveram na Amazônia do século XVII. Com olhar atento, a autora empreendeu uma instigante análise dos fios e dos rastros deixados nas fontes documentais e na historiografia europeia e brasileira sobre os processos formativos dessas crianças, sob a perspectiva teórica e metodológica da História Cultural. Inserida nesse horizonte, a obra de Jane Buecke revela o protagonismo das crianças ao atuarem como mediadoras culturais capazes de catalisar as novas aprendizagens em que estavam envolvidas, redimensionando o conceito de práticas educativas e o cotidiano como peça-chave da educação, vista como cultura.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).