O que é um "bom professor"?
O professor no discurso pedagógico do mundo moderno e contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-895Palavras-chave:
Professor, Filosofia, História, Infância, PedagogiaResumo
Resumo: O texto trata da evolução da ideia de "bom professor" no contexto da modernidade e da época contemporânea. Considera, então, três fases histórico-filosóficas: o professor segundo o discurso pedagógico humanista; o professor segundo o discurso pedagógico da era "sociedade do trabalho" e o professor segundo o discurso pedagógico "tecnicista".
Palavras-chave: professor; filosofia; história; infância; pedagogia.
Abstract: This paper deals with the idea of "good teacher" in the context of modernity and contemporary age. Three historico-philosophical phases are taken here under consideration: the teacher in the pedagogical discourse of humanism; the teacher in the pedagogical discourse of the "laboring society" and, finally, the teacher accordingly to the pedagogical discourse of "technicism".
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, 1. A sociedade de es. Rio de Janeiro: Delfin, 1905
BERGSON, H. William James/Bergson (Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1989.
FOUCAULT, M. História da sexualidade a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1990
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1990
GHIRALDELLI IR. P. O corpo de Ulisses-materialismo e modernidade e a Horkheimer e Adorna. São Paulo: Escuta, 1996
GHIRALDELLI IR. P Educação e razão histórica. São Paulo: Cortez, 1994
GHIRALDELLI IR. P A "Escola do Futuro época da pós-infância Paixão de Aprender. Porto Alegre (9) 52-7. Dez 1995.
GHIRALDELLI IR. P O que é Pedagogia. São Paulo, Brasilia 1996 (no prelo).
MONTAIGNE, M. Montaigne (Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural 1991
NOVDA, A Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote 1995
POPPER, K.ECONDRY J. Televisão: um perigo para a democracia. Lisboa: Gradiva, 1995
REICH R. "Blade Runner" ou "Jetsons". Folha de São Paulo, 01/03
SFEZ LA Grande Saúde Folha de S. Paulo, 07/04/96
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Paulo Ghiraldelli Jr.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.