Educar, Elaborar o passado, Desnazificar:

Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49010

Palavras-chave:

Elaboração do passado, Negação determinada, Memória histórica, Desnazificação, Neonazifascismo

Resumo

Educar, elaborar o passado, desnazificar: Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI

Resumo: Apesar de o nazismo e o fascismo terem sido aparentemente “enterrados” após a 2ª Guerra Mundial, atualmente o avanço do nazifascismo causa preocupação em nível mundial. Este artigo trata do conceito de elaboração do passado – negação determinada do objeto – e busca responder como, quando, por que, quanto tempo durou e as principais características do Programa de Desnazificação (PDA) na Alemanha do pós-guerra. Foi uma política pública bem-sucedida? Como se deu a participação da educação formal, nesse PDA? As respostas decorrem da análise mediada por uma hermenêutica histórico-filosófica fundamentada na teoria e em aspectos da filosofia da educação de T. Adorno, que visa apreender as razões pelas quais o nazifascismo sempre foi uma ideologia política presente, desde o Zeitgeist que o inaugurou, no início do século XX, até os dias atuais.

Palavras-chave: Elaboração do passado. Negação determinada. Memória histórica. Desnazificação. Neonazifascismo.

Apoio: CAPES/UFES

Educate, Working Through the Past, Denazificate: Historical memoy and neonazifascism in the begin of 21st century

Abstract: Although Nazifascism was apparently “buried” after World War II, its advance is currently causing worldwide concern. This article deals with the concept of working through the past – a specific negation of the object – and it aims to answer how, when, why, how long it lasted and the main features of the postwar German Denazification Program (DP); was it a successful public policy? How did formal education participate in this DP? The answers derive from the analysis mediated by a historical-philosophical hermeneutics based on the theory and aspects of T. Adorno´s philosophy of education, which aims to apprehend the reasons why Nazifascism was ever a present ideology, since the Zeitgeist in which it was opened – at the beginning of the 20th century –, to the present day.

Keywords: Elaboration of the past. Specific denial. Historical memory. Desnazification. Neonazifascism.

Éduquer, Travailler à travers le passédénazifier”: Mémoire historique et néonazifascime au début du 21e siècle

Résumé: Bien qu’apparemment "enterré" après la Seconde Guerre mondiale, l’avancée du nazifascisme suscite des inquiétudes au niveau mondial. Cet article traite du concept d'élaboration du passé - une négation spécifique de l'objet - et cherche à expliquer comment, quand, pourquoi, combien de temps il dura et les principales caractéristiques du Programme de Dénazification (PDA) de l'Allemagne d'après-guerre. Était-ce une politique publique réussie? Comment l'éducation formelle a-t-elle participé à ce PDA? Les réponses proviennent de l'analyse médiée par une herméneutique historico-philosophique basée sur la théorie et les aspects de la philosophie de l'éducation de T. Adorno, qui vise à appréhender les raisons pour les quelles le nazifascisme a toujours été une idéologie actuelle, depuis que le Zeitgeist l’a inauguré, au début du XXe siècle, jusqu’à nos jours.

Mots-clés: Elaboration du passé. Déni spécifique. Mémoire historique. Dénazification. Néonazifascisme.

Data de registro: 03/06/2019

Data de aceite: 23/04/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: robsonloureiro.ufes@uol.com.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8272-5368 .

Referências

ADORNO, T. W. The meaning of working through the past. In: OLICK, J. K.; PERRIN, A. J. (Edited). Guilt and defense: On the Legacies of National Socialism in Postwar Germany. Translated by Henry W. Pickford. Harvard: Harvard University Press, 2010, p. 213-228.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W. O que significa elaborar o passado. In: ______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In: ______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.

ADORNO, T. W. Tabus acerca do magistério. In: ______. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995c.

BANDEIRA, L.A.M. A desordem mundial: o espectro da total dominação. 5ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BARK, Dennis L; GRESS, David R. A history of West Germany (1) – From shadow to substance 1945-1963. Oxford (England)/Cambridge (Massachusetts): Blackwell, 1989.

BECKERT, H. The effects of denazification on education in West Germany. Kentucky: Murray State University, Doctoral Thesis, Scholars Weed 4, 2016. http://digitalcommons.murraystate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1015&context=scholarsweek. Acesso em 03. 05.2017.

BENJAMIN, W. 2012. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8. ed. São Paulo, Brasiliense (Obras Escolhidas, v.1).

BITTAR, R. Estudo mostra relação entre gastos na campanha e eleição. Câmara dos Deputados, Câmara Notícias, 10 de maio de 2011. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/196803-ESTUDO-MOSTRARELACAO-ENTRE-GASTOS-NA-CAMPANHAE-ELEICAO.html. Acesso em 23/05/2019.

BOURDIEU, P. A mão esquerda e a mão direita do Estado. In: ______. Contrafogos – Táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p. 9-20.

CHOMSKY, N. Socialism for the rich, capitalism for the poor: an interview with Noam Chomsky. Truthout, 11.12.2016. Disponível em: https://truthout.org/articles/socialism-for-the-rich-capitalism-for-the-poor-an-interview-with-noam-chomsky/. Acesso em 04.05.2017.

COATES, M. Denazifying Germany: German protestantism and the response on denazification in the America Zone, 1945-1948. York (UK): Dissertation. Department of History, University of York, 2014. http://etheses.whiterose.ac.uk/7843/1/dissertationfinal3.pdf. Acesso em 06.07.2015.

COWELL, A. Teaching Nazi Past to German Youth. The New York Times. June. 9, 1995. Disponível em: https://www.nytimes.com/1995/06/09/world/teaching-nazi-past-to-german-youth.html. Acesso em 10.07.2013.

CULBERT, D. American film policy in the re-education of Germany after 1945. In: The political re-education of Germany & her allies after World War II, edited by Pronay, Nicholas and Wilson, Keith, Worcester: Billing& Sons, 1985, p. 173-202. https://doi.org/10.4324/9780429284434-9

CZIESCHE, D.; NEUMANN, Conny; SCHMID, Barbara; SCHMIDT, Caroline; VERBEET, M; WIN, S. Para chocar pais, estudantes aderem ao nazismo. Der Spiegel., 02.06.2005. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2005/06/02/para-chocar-pais-estudantes-aderem-ao-nazismo.jhtm. Acessado em: 02.06.2005.

DACK, W. M. Questioning the past: the fragebogen and everyday denazification in occupied Germany. Alberta: Doctoral Thesis, Graduate Program in History, University of Calgary, 2016. https://prism.ucalgary.ca/handle/11023/2821?show=full. Acesso em 20.03.2017.

DARDOT; P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo – ensaio sobre a sociedade neoliberal. Traduação de Mariana Echalat. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAVIES, P. J.; Jackson, P. The far right in Europe: an encyclopedia. Greenwood, Oxford, 2008. Disponível em: http://eprints.hud.ac.uk/id/eprint/5536/2/Introduction_-_Defining_the_Far_Right.pdf. Acesso em 07.03.2013.

EVANS, R. J. Hitler´s shadow: West German Historians and The Attempt to Escape from the Nazi Past. London: I.B. Tauris, 1989.

EVANS, R. J. Terceiro Reich na história e na memória: novas perspectivas sobre o nazismo, seu poder político, sua intrincada economia e seus efeitos na Alemanha do pós-guerra. Tradução de Renato Marques. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.

FOSTER, P. The rise of the far-Right in Europe is not a false alarm. The Telegraph News, 19.05.2016. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/news/2016/05/19/the-rise-of-the-far-right-in-europe-is-not-a-false-alarm/. Acesso em 23.10.2016.

FREI, Nobert. Adenauer’s Germany and the nazi past: the politics of amnesty and integration. Translated by Joel Golb. New York: Columbia University Press, 2002. https://doi.org/10.7312/frei11882

GERCHMANN, L. As meninas do Reich: neonazismo alemão apresenta sua nova face. Jornal Zero Hora, Porto Alegre (RS), 11.05.2013. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2013/05/neonazismo-alemao-apresenta-sua-nova-face-4135046.html. Acesso em 20.06.2013.

GRIFFITH, W. E. Denazification in the US Zone of Germany. The Annals of the American Academy of Political and Social Science 267, 1950, p. 68-76. Disponível em: https:www.//pt.scribd.com/document/94186429/Griffith-Denazification-1950. Acesso em 20.06.2013. https://doi.org/10.1177/000271625026700108

HAYEK, F. A. The economic condition of interstate federalismo. In: HAYEK, F. A. (org.). Individualism and economic order. Chicago: University of Chicago Press, 1958 (1939). Disponível em: http://www.library.fa.ru/files/Hayek-Individualism.pdf. Acesso em: 25.05.2015.

HANNOUN, H. Nazismo – educação? domesticação?: fundamentos ideológicos da formação nazi. Lisboa: Horizontes Pedagógicos (Instituto Piaget), 1997.

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, D.; TELES, E.; SADER, E.; et al. Ocuppy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012.

HEILIG, G.; B. T.; Lutz, W. Germany's population: turbulent past, uncertain future. Luxemburg (Austria): International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), Research Report (Reprint), RR-91-010. Reprinted from Population Bulletin, 45(4), p. 1-46, 1990. http://pure.iiasa.ac.at/id/eprint/3363/1/RR-91-10.pdf. Acesso em 10.06.2013.

HERTZ, John, H. The fiasco of denazification in Germany. In: Political Science Quartely, 63, 1948, p.569-594. https://doi.org/10.2307/2144399

HOBSBAWM, E. Age of extremes: The Short Twentieth Century – 1914-1991. London: Abacus, 1995.

IGNATZI, C. Neo-Nazis form expanding networks beyond national borders. Deutsche Welle, 21.09.2013. Disponível em: https://www.dw.de/neo-nazis-form-expanding-networks-beyond-national-borders/a-17104509. Acesso em 10.11.2013.

INGLEHART, R. F; NORRIS, P. Trump, Brexit, and the rise of populism: Economic Have-Nots and Cultural Backlash. Harvard Kennedy School. Faculty Research Working. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2818659. Acesso em 05.05.2017. https://doi.org/10.2139/ssrn.2818659

IVARSFLATEN, E.; GUDBRANDSEN, F. The populist radical right in Western Europe. Europa regional surveys of the world: western Europe, v. 2012, p. 1-5, 2012. Disponível em: https://scholar.uib.no/sites/default/files/ivarsflaten/files/manuscript_the_populist_radical_right_in_western_europe_ivarsflaten.pdf. Acesso em 05.05.2017.

LEITENBERG, M. Deaths in wars and conflicts in the 20th century. 3rd ed. New York (US): Cornwell University, Peace Studies Program, Occasional paper #29, 2006. Disponível em: https://www.clingendael.org/sites/default/files/pdfs/20060800_cdsp_occ_leitenberg.pdf. Acesso em 05.07.2013.

LÖWY, M. Conservadorismo e extrema direita na Europa e no Brasil. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 124, p. 652-664, out./dez.2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0652.pdf#page=1&zoom=auto,4,683. Acesso em 05.07.2017. https://doi.org/10.1590/0101-6628.044

MELZER, R.; SERAFIN, S. Right-wing extremism in Europe: contry analyses, counter-strategies and labor-market oriented exit strategies. Berlin: Friedrich Ebert Foundation, 2013. Disponível em: http://library.fes.de/pdf-files/dialog/10031.pdf. Acesso em 20.02.2014.

MESETH, W. Education after Auschwitz in a United Germany: A Comparative Analysis of the Teaching of the History of National Socialism in East and West Germany. Europeaneducation, vol. 44, nº 3, Fall, 2012, p. 13–38. https://doi.org/10.2753/EUE1056-4934440301

MUSTO, M. O avanço da extrema direita na Europa. In: Jornal da Unicamp. Campinas, 14 a 31 de dez. de 2015, p. 11. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/jornal/paginas/ju_646_paginacor_1. Acesso em 05.07.2017.

PRONAY, N. To stamp out the whole tradition. In: The politicalre-education of Germany and her allies after World War II. Edited by Pronay, Nicholas; Wilson, Keith; Kent: Croom Helm, 1985, p. 1-36. https://doi.org/10.4324/9780429284434-1

RIBEIRO, A. S. O Estado de Direito e a Repressão: o “Berufsverbot” na Alemanha Federal. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 3, p. 1-27, dez. 1979. Disponível em: <http://www.ces.fe.uc.pt/publicacoes/rccs/003/003.php>. Acesso em: 27 jan. 2006.

RÖHRS, H. A ciência da educação e o sistema educacional na República Federal Alemã. In: DEBESSE, Maurice; MIALARET, Gaston (Org.). Tratado das ciências pedagógicas: pedagogia comparada. Tradução de Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Nacional/USP, 1977.

STANLEY, J. Como funciona o fascismo: a política do “nós” e “eles”. 2. ed. Tradução de Bruno Alexander. Porto Alegre; L&PM, 2019.

STREECK, W. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. Tradução de M. Toldy e T. Toldy. São Paulo: Boitempo, 2018.

SPIEGEL ONLINE. Growing-up neo-nazi family life among germany's far-right extremists. Der Spiegel, 21.07.2011. Disponível em: http://www.spiegel.de/international/germany/growing-up-neo-nazi-family-life-among-germany-s-far-right-extremists-a-775764.html. Acesso em 10.06.2012.

TAYLOR, F. Exorcising Hitler: The occupation and denazification of Germany. Bloomsbury Publishing, 2011.

TØLLEFSEN, T. O. The american occupation of Germany: a representative case of nation-building? Oslo: Thesis. Department of Archaeology, Conservation and Historical Studies – University of Oslo, 2006. Disponível em: https://www.duo.uio.no/bitstream/handle/10852/23589/usingermany.pdf. Acesso em 08.06.2013.

TORRES, N. G. Neo-Nazi ideologies on the rise in Germany despite Merkel’s win. Miami Herald, 25.09.2017. Disponível em: http://www.miamiherald.com/news/nation-world/world/article175338551.html. Acesso em 11.10.2017.

TRAVERSO, E. The Jews & Germany: from the Judeo-German symbiosis to the memory of Auschwitz. Lincoln: University of Nebraska Press, 1995.

VASCONCELOS, C. M. E. et. al. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte-americana no capitalismo pós 2ª Guerra Mundial. Revista Relações Internacionais no mundo Atual, Curitiba, Unicuritiba, v. 2, nº 18, 2013, p. 41-55.

Downloads

Publicado

2021-01-08

Como Citar

LOUREIRO, R. Educar, Elaborar o passado, Desnazificar: : Memória histórica e neonazifascismo no início do século XXI . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 69, p. 1541–1582, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49010. Acesso em: 23 nov. 2024.